Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: Bruno César Teodoro Martins (Autor)
Jéssica Pereira Sousa (Autor)
Marcos André de Matos (Orientador)
Claci Fátima Weirich Rosso (Colaborador)
Márcia Maria de Souza (Co-Autor)
Título
Projeto itinerante de cuidados em saúde acerca das ISTs e hepatites virais para população do Norte Goiano, Brasil Central
Palavras-Chave
Cuidados em saúde, ISTs, hepatites virais
Resumo
Introdução: Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) continuam atingindo, silenciosamente, milhões de pessoas no mundo e são um grande problema de saúde pública. Objetivo: relatar a experiência de projeto itinerante de cuidados em saúde acerca das ISTs e hepatites virais para população de uma cidade carente de Atenção Básica à Saúde do Norte Goiano, Brasil Central. Metodologia: atividade de extensão desenvolvida pelo Núcleo de pesquisa/ensino/extensão - NECAIH em parceria com o Espaço Extensão UFG + Saúde da Universidade Federal de Goiás. Projeto realizado por equipe multidisciplinar de alunos e docentes de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu e gestores locais. Foram realizados vários cuidados, como: testagem rápida para HIV, hepatites B e C e sífilis, exame preventivo e orientações quanto as ISTs e hepatites virais, utilizando a metodologia da problematização – círculo de cultura. Resultados: aproximadamente 3000 pessoas participaram das ações. Concernente às sorologias, verificou-se alto índice de positividade para sífilis e um caso de HCV positivo. O indivíduo positivo para hepatite C relatou tratamento dentário com dentista prático, único comportamento de risco, e prática usual em populações carentes. Foram realizadas cerca de 10 consultas ginecológicas, com exame das mamas e colpocitologia oncótica, nos quais todas as mulheres apresentaram alterações, sendo orientadas e prescritas. Espantou-nos a vulnerabilidade dessas mulheres em permitir práticas sexuais não convencionais, como o sexo anal, para satisfazer a masculinidade de seus parceiros. Ainda, quase a totalidade nunca havia realizados os exames diagnósticos. Todos os indivíduos receberam orientações a respeito da prevenção, transmissão e complicações das ISTs. Conclusão: atividades como essas representam um compromisso ético social da universidade, sendo de extrema importância na formação acadêmica, pois propicia criticidade, valorização e cientificidade na visão da prática-ensino-extensão.
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