Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: GEOVANA LIMA PEREIRA (Autor)
FÁBIO GONÇALVES CAVALCANTE (Co-Orientador)
SORÁIA VALÉRIA DE OLIVEIRA COELHO LAMEIRÃO (Orientador)
Título
PROTAGONISMO ESTUDANTIL E PROMOÇÃO DE CULTURAS NATIVO-BRASILEIRAS
Palavras-Chave
Cultura; Protagonismo Estudantil; Diversidade Cultural
Resumo
O presente trabalho é referente ao projeto “Bolsa de cultura no âmbito do plano de cultura da UFOPA”, vinculado à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). As atividades desenvolvidas foram incluídas em três áreas de ação: Culturas Indígenas; Culturas Afro-brasileiras e Música do Oeste do Pará, eram de cunho acadêmico e artístico relacionadas à difusão, fruição da arte e promoção da cultura, preferencialmente nas escolas de educação básica de Santarém e nas dependências da universidade. O objetivo do projeto era incentivar o protagonismo cultural e fomentar o desenvolvimento de ações culturais nas escolas públicas de Santarém, Pará e na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), integrando pesquisa e extensão na área de arte e cultura, procurando contribuir para a formação de cidadãos reflexivos e comprometidos com a diversidade cultural. Foram realizadas diversas oficinas: amostras de vídeos, bate-papo cultural, pinturas e exposição de artesanatos indígenas, samba e danças afro-brasileiras, roda de capoeira, músicas e danças regionais. Durante a realização das atividades, percebeu-se um grande interesse dos alunos e professores na execução das oficinas propostas, os discentes participaram de forma dinâmica e interativa. Além disso, durante as discussões, os alunos citavam possíveis soluções para resolver problemas que afetam as diferentes formas de manifestação cultural; observou-se o esclarecimento de conceitos estereotipados que alguns participantes tinham com relação principalmente à cultura indígena e afro-brasileira. Segundo dados coletados a partir da ficha de avaliação das atividades, 98% dos participantes consideraram as ações desenvolvidas ótimas. É possível concluir que o projeto contribuiu para reforçar a necessidade de conhecer, compreender, respeitar e valorizar as diferentes culturas na sociedade contemporânea.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros