Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Matheus Malveira Vaz (Autor)
Jamilly dos Santos Bezerra (Autor)
Anderson Gonçalves Dos Santos Pereira (Autor)
Wilson Sabino (Orientador)
Título
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO DISCENTE NO BAIXO AMAZONAS
Palavras-Chave
Aprendizagem; extensão comunitária; reconstrução.
Resumo
Introdução: A experiência em campo se caracteriza como proposta de formação, sendo que esta se produz nos encontros com as diferenças, nos movimentos inusitados, na objetividade com a subjetividade. Em um processo de formação crítico se coloca a exigência de fazer opções e escolhas entre paradigmas, reconhecendo os riscos implicados nessa ação, mas a abertura ao desconhecido, ao novo, ao inesperado, leva os sujeitos da experiência a correr riscos, e essa abertura pode significar a possibilidade de criar e recriar sentidos e significados acerca das experiências e dar espaço para incertezas e novos começos. Objetivo: Relatar a ressignificação no pensar discente através de um projeto de extensão ocorrido em uma comunidade ribeirinha do baixo Amazonas. Materiais e Métodos: Utilizou-se do relato descritivo e reflexivo do discente no campo da saúde, em trabalho de extensão realizado no segundo semestre de 2015, tendo como cenário de prática extensionista a comunidade ribeirinha da Vila de Boim, inserida na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, cujo acesso somente pode ser realizado através de embarcação fluvial. Resultados: Quando se trabalha a extensão em curso de graduação, a mesma tem a potencialidade de ligar o que está desconectado, ou seja, conectar a teoria ao mundo real como observado na fala deste discente “(...) Boim mudou a minha história e minha vida dentro e fora da universidade, aprendi principalmente que todas as disciplinas nos dão apenas embasamento para o que nos espera fora dela (...)”. Conclusões: Os resultados obtidos neste trabalho permitiu-nos refletir o quanto é importante e inegável o papel da extensão no fortalecimento discente como sujeito social. Foi evidente o impacto, o deslocamento e a ressonância com diferentes intensidades produzidas nos envolvidos, promovendo nos discentes a desconstrução para posterior reconstrução da realidade a partir da nova percepção propiciada pelo trabalho de campo.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros