Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Matheus Malveira Vaz (Autor) Jamilly dos Santos Bezerra (Autor) Anderson Gonçalves Dos Santos Pereira (Autor) Wilson Sabino (Orientador) |
Título |
INFLUÊNCIA DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO DISCENTE NO BAIXO AMAZONAS |
Palavras-Chave |
Aprendizagem; extensão comunitária; reconstrução. |
Resumo |
Introdução: A experiência em campo se caracteriza como proposta de formação, sendo que esta se produz nos encontros com as diferenças, nos movimentos inusitados, na objetividade com a subjetividade. Em um processo de formação crítico se coloca a exigência de fazer opções e escolhas entre paradigmas, reconhecendo os riscos implicados nessa ação, mas a abertura ao desconhecido, ao novo, ao inesperado, leva os sujeitos da experiência a correr riscos, e essa abertura pode significar a possibilidade de criar e recriar sentidos e significados acerca das experiências e dar espaço para incertezas e novos começos. Objetivo: Relatar a ressignificação no pensar discente através de um projeto de extensão ocorrido em uma comunidade ribeirinha do baixo Amazonas. Materiais e Métodos: Utilizou-se do relato descritivo e reflexivo do discente no campo da saúde, em trabalho de extensão realizado no segundo semestre de 2015, tendo como cenário de prática extensionista a comunidade ribeirinha da Vila de Boim, inserida na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, cujo acesso somente pode ser realizado através de embarcação fluvial. Resultados: Quando se trabalha a extensão em curso de graduação, a mesma tem a potencialidade de ligar o que está desconectado, ou seja, conectar a teoria ao mundo real como observado na fala deste discente “(...) Boim mudou a minha história e minha vida dentro e fora da universidade, aprendi principalmente que todas as disciplinas nos dão apenas embasamento para o que nos espera fora dela (...)”. Conclusões: Os resultados obtidos neste trabalho permitiu-nos refletir o quanto é importante e inegável o papel da extensão no fortalecimento discente como sujeito social. Foi evidente o impacto, o deslocamento e a ressonância com diferentes intensidades produzidas nos envolvidos, promovendo nos discentes a desconstrução para posterior reconstrução da realidade a partir da nova percepção propiciada pelo trabalho de campo. |