Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: JÉSSYCA PEREIRA E SOUZA (Autor)
BRUNO CÉSAR TEODORO MARTINS (Autor)
MARCOS ANDRÉ DE MATOS (Orientador)
MÁRCIA MARIA DE SOUZA (Co-Orientador)
Título
IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO POP: PRESTAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE VISANDO À EMANCIPAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Palavras-Chave
Enfermagem; População em situação de rua; Extensão.
Resumo
Introdução: Dentre as estratégias de cuidados utilizadas para atender a população em situação de rua (PSR), temos os Serviços Socioassistenciais, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Objetivo: Relatar a experiência de graduandos e mestrandos em enfermagem em projeto de extensão na inauguração do primeiro Centro POP em Goiânia, Goiás. Métodos: O Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos, com ênfase em hepatites virais (NECAIH) da FEN/UFG desenvolve projeto de pesquisa/extensão com a PSR. Articula ensino-pesquisa-extensão visando à disseminação do conhecimento e empoderamento do indivíduo, em relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Diante disso, participamos da construção e manutenção de estratégias extensionistas, e em dezembro/2015 inauguramos o primeiro Centro POP em Goiânia. Resultados: Foram disponibilizados serviços em várias áreas, como da saúde. Nosso grupo ofereceu testes rápidos para a detecção do HIV, hepatite C e sífilis, nos quais foram identificados indivíduos soropositivos para Sífilis. Verificou-se que muitas pessoas desconheciam sua sorologia e em relação às IST. A maioria nunca havia realizado os testes, ratificando, portanto a fragilidade do cuidado a PSR. Concernente à educação em saúde, buscou-se elucidar as dúvidas da PSR em relação às IST com o foco nas medidas de prevenção, utilizando a problematização. A educação em saúde e o aconselhamento permitiram maior integração entre os alunos e a PSR, sendo considerados momentos de aprendizado mútuo e estratégia de inovação e emancipação do cuidado de enfermagem a estes indivíduos marginalizados. Conclusão: A PSR se mostrou carente de serviços de saúde e apresentou déficit de conhecimento em relação às IST. Destaca-se a importância da participação dos alunos em atividades de extensão, pois a experiência enriquece a formação do profissional, no que diz respeito ao atendimento integral ao indivíduo vulnerável.
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