Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Enaldo Vieira de Melo (Orientador)
Fernanda Helen Melo da Costa (Autor)
Título
Reforço Escolar em Matemática
Palavras-Chave
Reforço Escolar; Matemática; Ensino-Aprendizagem
Resumo
O projeto “Reforço Escolar em Matemática” visa, na forma de reforço, dar suporte a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do Município de Coruripe, Alagoas, que possuem dificuldades na aprendizagem na disciplina de matemática. O reforço escolar é importante para o aluno, visto que terá a oportunidade de expor suas dúvidas e dificuldades, tendo para si uma atenção maior na explicação dos conteúdos, bem como a chance de compreender melhor os assuntos vistos em estudos anteriores, melhorando também o seu rendimento em outras disciplinas que estão correlacionadas. O objetivo principal do projeto é melhorar a aprendizagem em matemática através aulas de reforço. Para isto iremos revisar conteúdos que foram vistos (ou não) em estudos anteriores; aumentar seus conhecimentos; nivelar o seu conhecimento com o restante da turma; diminuir os índices de reprovação; evitar insucessos em estudos posteriores; trabalhar a autoestima desses alunos. Assim, ministramos aulas de reforço semanais em duas escolas atendidas pelo projeto: Escola Municipal Cláudio Daniel e Escola Municipal Liege Gama Rocha. Os alunos de cada aula são escolhidos pela escola, que analisam quais estão com mais deficiência em determinado assunto de matemática, precisando do reforço, uma atenção especial e extra. As aulas de reforço são orientadas pelo coordenador do projeto e em cooperação com os professores dos alunos atendidos. Ainda não possuímos resultados, mesmo parciais, uma vez que o projeto começou a ser executado a menos de um mês, porém podemos citar observações já feitas nas poucas aulas já ministradas, como o profundo entusiasmo demonstrado pelos alunos pelo fato de estarem podendo ter uma melhor compreensão nos conteúdos. Ao final do projeto esperamos atender pelo menos 100 alunos, os quais esperamos estarem com melhor desenvoltura no campo matemático e mais preparados para enfrentar os desafios escolares futuros que os aguardam.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros