Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Camila Piai Rossi (Autor)
Letícia Dias dos Anjos Gonçalves (Orientador)
Priscila Cristina Bizam Vianna (Co-Orientador)
Título
COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS EM UBERABA/MG QUANTO A LEITURA DE RÓTULOS
Palavras-Chave
Consumidor de alimentos; Rotulagem; Informação Nutricional.
Resumo
Consumidores de alimentos conscientes das suas escolhas, baseada em características nutricionais, de segurança e qualidade, buscam informações a respeito desses na hora da compra. Uma das formas de obtenção destas está na leitura dos rótulos dos alimentos que constituem elo de ligação e primeiro contato entre consumidores e esses produtos. O que se nota é a dificuldade de compreensão destas informações podendo levar a escolha equivocada do produto alimentício. Visto isso, este estudo objetiva avaliar o comportamento de consumidores de alimentos na cidade de Uberaba/MG, analisando como estes avaliam o rótulo, quais informações consideram importantes e quais as principais dificuldades. Para isso, após pesquisa bibliográfica foi elaborado questionário abordando questões relacionadas à rotulagem e ao consumidor. Os dados obtidos desses questionários foram analisados utilizando o programa software Statistical Package Social Science (SPSS) 17.0, foi realizada análise de frequência e teste qui-quadrado de proporções iguais ao nível de 5% de significância. Uma cartilha informativa foi preparada e distribuída com o intuito de auxiliar na interpretação das informações contidas nos rótulos e esclarecer as principais dúvidas levantadas pelos consumidores no questionário. Após a análise dos questionários constatou-se que 10% dos entrevistados não leem as informações nutricionais do rótulo antes de adquiri-lo, 40% só observa os rótulos de produtos novos, 51% não confiam nas informações apresentadas e que 40% não entendem as informações dos rótulos. Espera-se com este trabalho informar os consumidores de alimentos a respeito do tema rotulagem de alimentos, para que ao chegarem no ponto de venda tenham parâmetros e fundamentação para entender melhor as informações contidas nos rótulos. Desta forma estaremos formando consumidores mais conscientes e seguros.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros