Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Ceará

AUTORES: Karina Cristina dos Santos (Autor)
Deilane Queiroz Guimarães (Autor)
Elizabelle Gomes Cerino (Autor)
Ionara Bastos de Morais (Autor)
Debora Bezerra de Brito (Co-Autor)
Brenda Lorrayne Helvécio Peixinho (Co-Autor)
Título
A Liga de Saúde Comunitária do Cariri promovendo a interface entre atividades educacionais e transtornos alimentares numa escola de ensino fundamental do município de Barbalha.
Palavras-Chave
Saúde comunitária, Transtornos alimentares, Educação em saúde
Resumo
INTRODUÇÃO: Estudos epidemiológicos demonstram que problemas de saúde mental em crianças e adolescentes são comuns: atingem cerca de 10% a 20% deles, sendo que os transtornos de comportamento alimentar merecem destaque. Durante a adolescência mudanças biológicas e de personalidade acontecem simultaneamente, o que favorece a distorção do adolescente quanto a sua imagem corporal, devido à influencia midiática e social de padrões de beleza ideal e a necessidade de ser aceito socialmente para pertencer a um determinado grupo. OBJETIVO: Diante disso, a Liga de Saúde Comunitária do Cariri tem como um dos seus objetivos promover a conscientização dos estudantes, do oitavo ano da Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar, acerca do conceito de transtornos alimentares, sua prevenção, identificação e tratamento na atenção básica do município de Barbalha. MÉTODO: Trata-se de relato de experiência do projeto de extensão da Liga de Saúde Comunitária do Cariri. RESULTADOS: As atividades educacionais são realizadas na Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar no município de Barbalha- CE. As ações na escola ocorrem quinzenalmente, por meio de palestras e rodas de conversas com os estudantes. Durante esse momento os alunos possuem total liberdade para exporem suas opiniões e experiências relacionadas ao tema. Após a exposição e debate sobre o assunto os estudantes relataram como essas atividades ajudaram no seu entendimento sobre os transtornos alimentares. CONCLUSÃO: Nesse contexto, as atividades educacionais realizadas pela liga possibilitam que os estudantes do ensino médio participantes das ações empoderem-se das informações necessárias para reconhecerem os sintomas dos transtornos alimentares e dessa forma possam buscar ajuda na atenção básica do município, por intermédio da escola, de seus familiares e da Liga de Saúde Comunitária.
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