Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Luciane Gonçalves Torres (Autor)
Leandro Mendes de Souza (Orientador)
Título
APRENDER CASA LAR
Palavras-Chave
Ensino, instituição de acolhimento, ciências exatas
Resumo
O Projeto Aprender Casa Lar (CL) teve início em Abril de 2014 sob administração do professor Leandro Mendes. O CL foi desenvolvido para auxiliar adolescentes abrigados em Instituições de Acolhimento de Sete Lagoas nas atividades escolares, principalmente nas disciplinas de física e matemática, que foram as áreas de maior dificuldade apontadas. As Instituições de Acolhimento oferecem à crianças e adolescentes uma alternativa de moradia com atendimento às necessidades básicas de alimentação, vestuário, saúde, lazer e educação. São crianças e adolescentes afastados da família, por determinação judicial que passam a residir nessas casas. O CL visa vincular estudantes de engenharia e estudantes de ensino médio através de reforço escolar. Foram ministradas aulas duas vezes por semana com duração média de 2 horas cada aula, pelo período de 1 ano. Os adolescentes receberam apoio na realização de trabalhos e atividades propostas pela sua escola, além de revisão das disciplinas ofertadas. O aluno de engenharia promoveu atividades práticas e teóricas para melhorar a qualidade de ensino desses adolescentes. As atividades práticas foram de suma importância para despertar o interesse pelas disciplinas, uma vez que, os adolescentes passaram a assimilar os problemas desenvolvidos nas práticas com situações do dia-a-dia. Com o projeto, o bolsista pode desenvolver sua habilidade de ministrar aulas de reforço escolar. Além disso, os adolescentes passaram a se interessar mais pelos estudos. Muitas vezes, o desânimo é consequência da falta de compreensão, então, quando passaram a conseguir resolver as atividades e entender o que estavam fazendo, cresceu a vontade de aprender. Houve uma considerável melhora no desempenho escolar dos adolescentes auxiliados pelo bolsista, e um crescente interesse pelos estudos.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros