Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Minas Gerais

AUTORES: Isabela Ferreira Santos (Autor)
João Gabriel ROMERO (Co-Autor)
Jéssica G. PACHECO (Co-Autor)
Raphaela A. FREITAS (Co-Autor)
Título
PROJETO DE EXTENSÃO DOR OROFACIAL: CAPACITAÇÃO E ATENDIMENTO CLÍNICO NA CLÍNICA DA DOR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG
Palavras-Chave
Dor orofacial, Odontologia
Resumo
Introdução: A Clínica da Dor do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG possui o Ambulatório de Dor Orofacial que presta, desde 2003, serviços à rede pública de saúde de MG. O Projeto de Extensão Dor Orofacial permitiu, a partir de 2015, a atuação de alunos de Odontologia da UFMG dentro desse serviço. Objetivos: Ampliar o serviço de Dor Orofacial no HC/UFMG; Capacitar os graduandos e sensibilizá-los quanto ao papel social do profissional de saúde; Desenvolver a prática da interdisciplinaridade em equipe multiprofissional. Metodologia: Atendimento semanal no Ambulatório de Dor Orofacial na Clínica de Dor do HC/UFMG por alunos do 4º ano do curso de Odontologia da UFMG. Os alunos realizaram, sob supervisão, anamnese e exame físico dos pacientes, além da discussão do diagnóstico e tratamento. Além, realizaram coleta de dados sócio-demográficos dos pacientes através de um questionário. Resultados: Em 2015, foram realizados 68 novos atendimentos. Desse pacientes, 75% foram do sexo feminino, 44% possuíam idade entre 31 e 50 anos e 79% eram procedentes de BH e região. O motivo da consulta foi dor em 87% dos casos e 54% dos pacientes apresentavam dor na face. A intensidade da dor foi de moderada a intensa (63%) e 58% dos casos foram diagnosticados como disfunção temporomandibular, conjunto de alterações nos músculos da mastigação e articulação temporomandibular. O tratamento mais utilizado foi o medicamentoso, seguido pelas infiltrações intra-musculares. Com relação à formação acadêmica, os alunos apresentaram grande satisfação em relação à participação no projeto, aquisição de conhecimento, raciocínio clínico e postura ética no relacionamento com pacientes e equipe multiprofissional. Conclusões: A inserção dos alunos de odontologia na Clínica da Dor do HC permitiu ampliação do serviço, prática em atendimento interdisciplinar e convivência com a realidade da comunidade e dos serviços de saúde, com claras repercussões em suas formações acadêmicas.
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