Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Centro Federal de Educação e Tecnologia do Paraná

AUTORES: Angélica langner (Autor)
Daiane Priscila Sampaio Bússola (Co-Autor)
Eliane de Oliveira Araman (Orientador)
Título
O USO DE LOUSA DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-Chave
Educação Matemática. Formação de Professores. Lousa Digital.
Resumo
Diante da grande presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em nossa sociedade, percebe-se que a escola, sendo um ambiente de socialização, não poderá fugir das mudanças, mas sim buscar novas tecnologias para o ambiente de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, as Lousas Digitais (LD) estão sendo implantadas no contexto escolar, possibilitando diferentes práticas pedagógicas, através de seus diversos recursos. Muitas escolas já fazem uso das LD, possibilitando a elaboração de aulas mais dinâmicas e diferenciadas, podendo auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, faz se necessário que os professores sintam-se preparados para lidar com a necessidade de incluir em suas práticas pedagógicas as TIDC disponíveis. Tendo em vista a disponibilidade das LD nas escolas públicas estaduais do Paraná e os relatos da comunidade escolar, que o uso desta tecnologia não tem sido feito por falta de formação adequada dos professores, apresentamos neste trabalho a elaboração de um curso de formação continuada para professores de Matemática sobre o uso da Lousa Digital. Este curso tem por finalidade inserir os professores de Matemática da Educação Básica de Cornélio Procópio e região nesse cenário, possibilitando aos mesmos ampliarem sua formação profissional. O curso elaborado terá uma duração de doze horas (três sábados pela manhã) e será composto por: uma breve parte teórica, uma mais ampla e predominantemente prática para a elaboração e aplicação pelos professores participantes de uma aula utilizando a LD como recurso didático, e outra, também breve, envolvendo a apresentação e discussão dos resultados obtidos pelos professores. Esperamos que esse curso contribua com a formação de professores de matemática em serviço para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis, principalmente o uso da LD para o ensino de matemática. Agradecimento: Agradecemos a UTFPR e a Fundação Araucária pelo apoio financeiro recebido.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros