Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria

AUTORES: Bianka de Abreu Severo (Autor)
Maristela Silveira Pujol (Co-Autor)
Título
CINEMA PROFANO: DISCUTINDO O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA
Palavras-Chave
formação continuada; cinema nacional; educação.
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/UFSM) desenvolve o projeto de extensão Cinegrafando a Educação – experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?, com o objetivo de ofertar formação continuada a professores da rede pública de Santa Maria/RS, através da sétima arte como dispositivo formativo. Este trabalho diz respeito ao Cinema Profano: discutindo o cinema nacional na escola, uma das ações extensionistas realizadas neste projeto no segundo semestre de 2015. Sem tornar um evento formal e com o propósito de discutir com os professores sobre o cinema nacional na experiência educativa, este encontro de formação ocorreu no espaço do bar “Vaca Profana”, localizado no município de Santa Maria/RS. O Cinema Profano foi organizado por algumas ações, dentre elas: performance acerca do tema Cinema Nacional e a Lei do Cinema, com as atrizes Cândice Lorenzoni e Camila Borges; roda de conversa sobre as relações do cinema nacional e a educação, tendo em vista a Lei 13.006/14, que torna obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas, por no mínimo, duas horas mensais; e conversa com o cineasta santamariense Luiz Carlos Grassi, sobre as transformações do cinema, com ênfase no cinema nacional, no intuito de discorrer sobre a importância da sétima arte para a formação ética-estética e política. Apesar da intensa divulgação nas escolas e nos meios de comunicação da cidade, houve pouca participação de docentes no encontro de formação, pois a maior parte do público foi composta por pessoas interessadas em cinema, mas sem vínculo com a educação básica. Isso leva-nos a inferir que, mesmo em uma cidade com forte produção cinematográfica e grande número de cineclubes, o cinema nacional ainda ocupa um espaço desprestigiado no cenário da educação básica e na vida dos docentes.
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