Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Marcos Paulo Rodrigues Cabral (Autor)
Brenda Raquel Sarmento (Autor)
Michelle Pinheiro Farias Nery (Autor)
Orlando Fonseca Silva (Orientador)
Título
PALESTRAS EDUCATIVAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CUIDADOS COM A ELETRICIDADE
Palavras-Chave
choques elétricos, experimento de baixo custo, palestras educativas
Resumo
Introdução: no estado do Pará, entre os anos de 2010 a 2015 ocorreram mais de 255 acidentes elétricos domésticos, destes, 56 % envolveram vitimas fatais. Nesta perspectiva, é importante desenvolver ações que busquem reduzir esses tipos de acidentes. Assim, o grupo PET de Engenharia Elétrica da UFPA desenvolveu o projeto Segurança e Combate a Acidentes Elétricos (SCAE). Objetivos: divulgar informações básicas sobre cuidados com a rede elétrica através de palestras educativas em escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belém; contribuir com a redução de acidentes elétricos domésticos. Metodologia: sob a coordenação do grupo PET EE, o projeto tem o apoio de discentes de Engenharia Elétrica da UFPA para ministrarem tais palestras, e uma das exigências é que eles desenvolvam experimentos simples envolvendo conceitos sobre eletricidade para serem usados nas apresentações, a fim de torná-las mais atrativas e dinâmicas. Etapas do projeto: 1ª) pesquisa, elaboração e organização dos conteúdos didáticos através de recursos audiovisuais (apresentação digital, folders, etc.), executada pelos coordenadores; 2ª) inscrição, seleção e divisão em equipes, e orientação dos graduandos. A orientação consistiu em reuniões com a organização do projeto, onde foram apresentados os conteúdos desenvolvidos na primeira etapa; 3ª) Apresentação da palestra na escola e aplicação de um questionário aos ouvintes. Resultados e Discussões: no ano de 2015 foram realizadas 9 palestras em 7 escolas, atendendo um total de 373 ouvintes, destes, 186 foram solicitados a responder o questionário. Conclusões: no questionário a maioria dos ouvintes afirmaram ter pouco conhecimento a respeito do tema, logo, é recomendado que as palestras sejam intensificadas nas escolas e que ocorra divulgação, também, por meios de programas de TV e Internet, já que são os veículos de informação que eles mais tem acesso. A utilização de experimentos tornaram as apresentações mais dinâmicas e atrativas ao público.
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