Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Fundação Araucária de Pesquisa |
AUTORES:
Daiane Priscila Sampaio Bússola (Co-Autor) Agélica Langner (Co-Autor) Eliane de Oliveira Araman (Orientador) |
Título |
Materiais Manipuláveis para o Ensino de Matemática na Educação Básica |
Palavras-Chave |
Educação Matemática. Saberes Docentes. Materiais Manipuláveis |
Resumo |
Partindo da importância da disciplina de Matemática na educação básica, é frequente a necessidade de repensar os métodos e instrumentos utilizados em sala de aula que incentivem a aprendizagem. Desse modo, os Materiais Manipuláveis (MM) são objetos que podem ser usados como facilitadores, oferecendo local agradável e mantendo o interesse dos alunos. Porém, seu potencial depende do ambiente social em que é inserido e também, do professor saber como aproveitá-lo. Em alguns casos não são bem aceitos por falta de informação sobre o uso correto e suas potencialidades didáticas para o ensino de matemática. Então é conveniente que o professor desenvolva seus saberes ao utilizar os MM, esses saberes são caracterizados como plurais, vindo da mistura de diversos saberes heterogêneos que se completam. Assim, os MM servirão de proveito para o professor e para os alunos. Diante dessa falta de informação sobre a utilização adequada desses materiais na formação dos professores, apresentamos aqui a elaboração de um curso de formação continuada para professores de Matemática, sobre o uso de Materiais Manipuláveis. A finalidade é inserir esses professores da Educação Básica da cidade de Cornélio Procópio e região nesse cenário, possibilitando ampliarem sua formação ao conhecer, vivenciar e elaborar materiais didáticos adequados para o ensino de matemática. O curso terá duração de doze horas (oito horas em dois sábados pela manhã e quatro horas de atividades na escola) e será composto dessa forma: no primeiro encontro breve parte teórica, discussão e contato prático com os materiais, elaboração de atividade para aplicação pelos professores participantes em aula utilizando os MM como recurso didático; no segundo, apresentação e discussão dos resultados obtidos pelos professores e da experiência com os materiais. Esperamos com o desenvolvimento do curso contribuir para o enriquecimento da formação de professores, ampliando seus saberes no que diz respeito ao uso de MM no ensino de matemática. |