Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal do Ceará |
AUTORES:
Deilane Queiroz Guimarães (Autor) Karina Cristina dos Santos (Autor) Elizabelle Gomes Cerino (Autor) Ionara Bastos de Morais (Autor) |
Título |
Transtornos de estresse em acadêmicos de Medicina: estratégias de superação e promoção da qualidade de vida realizadas por intermédio da Liga Acadêmica de Saúde Comunitária do Cariri. |
Palavras-Chave |
Saúde comunitária, Educação e saúde, formação biopsicossocial |
Resumo |
INTRODUÇÃO: O curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri possui carga horária exigida de 9080 horas-aula, distribuídas em plantões e aulas teóricas e práticas. Além disso, constam como fundamentais para o currículo do acadêmico: monitorias, estágios, projetos de extensão, pesquisas e ligas acadêmicas. Diante disso, percebe-se que o estudante de medicina tem pouco tempo para lazer e cultura, o que, somado ao excesso de atividades, contribui para o surgimento de transtornos relacionados ao estresse. Entre os principais transtornos estão o Transtorno Mental Comum, caracterizado por irritabilidade, dificuldade de concentração, cefaleia e outros sintomas somáticos; e a Síndrome de Burnout que também tem sido recorrente entre os acadêmicos de Medicina, sendo um fator que compromete a saúde, a qualidade de vida, o rendimento e, consequentemente, a formação. OBJETIVO: Diante dessa realidade, a Liga Acadêmica de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC) busca em suas reuniões, realizadas mensalmente, proporcionar atividades descontraídas e relaxantes, como musicoterapia, dinâmicas de grupo e reiki. MÉTODO: O estudo trata-se de um relato de experiência da LISAC. RESULTADO: As atividades acontecem com a parceria de acadêmicos de outros cursos da universidade, como o curso de música, e de outros profissionais que voluntariamente promovem esses momentos. Os membros da Liga que participaram das atividades relataram alívio psicológico e relaxamento muscular, transcendendo os momentos de dificuldade e de estresse vividos diariamente. CONCLUSÃO: Conforme o explanado, ao proporcionar momentos de lazer e relaxamento a Liga tornou-se relevante para os discentes, pois possibilita-lhes reconhecimento de suas limitações e meios de controlarem o estresse diário. Logo, os universitários tornam-se coautores no processo de melhoria da sua qualidade de vida e bem estar, e obtêm-se como resultado uma formação acadêmica que valoriza os aspectos biopsicossociais dos estudantes de medicina. |