Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Rio de Janeiro

AUTORES: Maria do Carmo Ferreira (Orientador)
João Felipe Herculano (Co-Autor)
João Miranda da Costa Baltar (Co-Autor)
Jessica dos Santos Barbosa (Co-Autor)
Título
A ORIENTAÇÃO EM SAUDE, PREVENÇÃO DE PARASITOSES E A FORMAÇÃO LIBERTADORA COM BASE NA EXTENSÃO UNIVERSITARIA
Palavras-Chave
formação cidadã, parasitologia, educação em saúde
Resumo
Ampla formação acadêmica, atuação coletiva, interdisciplinaridade e o dialogo são alicerces que compõem os projetos, nos Programas de Educação Tutorial-PET. Esses conceitos são colocados em xeque nas áreas da Saúde e Ciências Biológicas, seja na hora em que o acadêmico realiza a sua pesquisa, fechado no laboratório, restringindo o conhecimento na sua produção ou quando o acadêmico exerce a monitoria, se limitando a efetuar o acompanhamento da disciplina. Por outro lado, no processo de formação utilizando o caminho da extensão, o individuo é colocado em confronto com a realidade e estimulado a atuar junto a uma equipe, o que permite ao acadêmico em formação agir de forma emancipadora. O presente projeto pertence ao PET-UNIRIO e utiliza metodologia participativa para o desenvolvimento de orientação em saúde, prevenção de parasitoses e educação ambiental. Desenvolve-se junto às atividades de extensão cadastradas na universidade. Nestes espaços estão sendo trabalhados temas selecionados de acordo com as demandas das comunidades atendidas. Em todos os casos os participantes da equipe PET são desafiados a planejar, executar e avaliar cada etapa do desenvolvimento dos trabalhos propostos. Até o momento, o projeto, de Orientação em Saúde e Prevenção de Parasitoses, vem trabalhando junto à graduação de Enfermagem e Ciências Biológicas atuando na orientação dos grupos nos trabalhos de campo propostos pela Disciplina de Parasitologia. Também agem na elaboração de oficinas junto às crianças de um Abrigo no Rio de Janeiro. Os temas propostos versam sobre: a cidadania, participação ética, e meio ambiente (biomas, animais característicos dos biomas, preservação ambiental). Também vem operando no desenvolvimento de estratégias educativas e construção de jogos didáticos. A formação libertadora permite ao acadêmico desenvolver habilidades e competências em conjunto, tendo como consequência o amadurecimento profissional.
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