Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Lucila Ludmila Paula Gutierrez (Autor)
Sabrina Strack Lima (Autor)
Tális Strack Lima (Autor)
Natália Sgarioni Gomes (Autor)
Andrea Oxley (Autor)
Deivis de Campos (Autor)
Renata Padilha Guedes (Orientador)
Título
OFICINA DE ANATOMIA: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA REDE ESCOLAR PÚBLICA
Palavras-Chave
Anatomia; multiplicadores; educação.
Resumo
Introdução: Uma das principais dificuldades no ensino em nível escolar são os assuntos relacionados ao corpo humano, o que ocorre, muitas vezes, devido à falta de preparo dos educadores. Essa é uma realidade preocupante já que o conhecimento do corpo humano é alicerce fundamental para a construção de uma verdadeira educação em saúde. Objetivo: O objetivo da oficina foi discutir com os professores das escolas da rede pública as dificuldades encontradas durante o processo de ensino sobre o corpo humano e saúde em geral e propor a elaboração de ferramentas didáticas. Metodologia: A oficina foi oferecida no ano de 2015 e ministrada por professores e bolsistas de extensão da UFCSPA aos professores de escolas da rede pública de Porto Alegre, por meio do Projeto de Extensão “Oficina de anatomia aos professores da rede escolar pública”, oriundo da referida instituição, com carga horária de 40h. Cada encontro abordou um tema diferente sobre o corpo humano, onde uma breve revisão teórica e prática foram apresentadas. Em seguida, as dificuldades encontradas no ensino escolar foram discutidas entre os participantes e os executores do projeto. Por fim, foram desenvolvidas atividades didáticas para facilitação do processo ensino-aprendizagem do assunto abordado em cada encontro. No último encontro da oficina foi aplicado aos professores participantes um questionário sobre o desenvolvimento da mesma, em que constavam questões fechadas e abertas que avaliavam o aproveitamento dos multiplicadores. Resultados: Houve 30 professores de escolas públicas inscritos, mas finalizaram o curso apenas 15, sendo estes professores da educação física, física, biologia e artes. Os participantes da oficina relataram que a oficina auxiliou na expansão de seus conhecimentos sobre o corpo humano. Conclusões: A Oficina de Anatomia proporcionou a ampliação das oportunidades educacionais facilitando o diálogo entre professores da comunidade escolar e a Universidade.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros