Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Rafaela Macedo Borges (Co-Autor)
Allan Neme Lima Francisco (Co-Autor)
Título
CONFECÇÃO DE MAPAS TÁTEIS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Palavras-Chave
Acessibilidade; Inclusão; Deficiência;
Resumo
Allan Neme Lima Francisco; Rafaela Macedo Borges; Sirley Brandão dos Santos; Beatriz Barroso Vasconcellos. Área Temática: Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) O NAPNEE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais), localizado no Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro, vem buscando a cada dia consolidar a inclusão social de diversos jovens através da Educação pública, gratuita e de qualidade nas classes comuns do Ensino Médio regular e Superior. O mapa tátil é uma das diversas tecnologias assistivas oferecidas aos estudantes deficientes visuais. O objetivo do presente projeto é proporcionar e ampliar os recursos didáticos para o Ensino de Geografia e História dos estudantes assistidos pelo NAPNEE. Os mapas táteis confeccionados são aqueles de referência geral, concebidos em escalas que facilitam o aprendizado dos estudantes, como os mapas temáticos presentes em livros didáticos e atlas. Os mapas táteis são confeccionados a partir de mapas convencionais, onde é preciso escolher os mapas-base conforme os propósitos de uso e as necessidades dos cursos dos estudantes. As matrizes para a elaboração dos mapas táteis são construídas totalmente com trabalho manual, através de colagens de diferentes materiais, como a cortiça, emborrachados, barbantes e material de bijuteria. Após a construção das matrizes, estas são testadas pelos estudantes com deficiência visual total e pelos que apresentam baixa visão. Seguindo estas etapas, por fim, a impressão do material é realizada para utilização nas aulas da instituição e monitorias oferecidas pelo NAPNEE, assim como para consultas pela comunidade. Desta forma, verificou-se que os mapas táteis confeccionados até o momento têm cumprido sua função didática oferecendo informações espaciais para o ensino das duas disciplinas, permitindo ao deficiente visual a ampliação de sua percepção de mundo. Ressaltamos a utilização do mapa tátil como recurso didático na inclusão de deficientes visuais na escola que oferece ao estudante deficiente visual e também aos professores das disciplinas, um eficiente apoio didático-pedagógico. Nº de pôster: 01
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