Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora

AUTORES: Sthela Regina Lacerda Severino (Autor)
Deborah Evangelista Damasceno (Co-Autor)
Fernanda Cunha Souza (Co-Autor)
Título
O ENSINO INTERCULTURAL DE LITERATURA E LÍNGUA LATINAS CLÁSSICAS
Palavras-Chave
Latim, latim na escola e ensino
Resumo
Este trabalho está vinculado ao projeto de extensão “Ampliação dos horizontes culturais: latim e italiano como línguas adicionais na escola”, que trabalha com alunos de oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental II, do Colégio de Aplicação João XXIII. Nesta proposta, será abordada mais especificamente o ensino de Latim aliado a atividades lúdicas que está sendo implantado pela 1ª vez na cidade de Juiz de Fora. Temos, como proposta, o ensino da literatura e da língua latina pelo viés cultural. O foco não é o ensino sistemático da gramática latina, mas sim o contato maior dos alunos com a cultura clássica, especificamente a Romana a partir de tópicos da língua clássica. Pretende-se ainda elaborar um conjunto de materiais didáticos adequado a essa faixa etária, como pequenas traduções, histórias em quadrinhos, entre outras propostas, que contarão com a colaboração dos alunos participantes do projeto, para disponibilização on line de modo a promover a divulgação da cultura clássica. As aulas serão semanalmente em encontros de cinquenta minutos, estruturados em módulos bimestrais, acompanhando o calendário acadêmico da escola. A obra “Metamorfoses”, do poeta Ovídio, serve como base literária e cultural para o trabalho com a cultura latina. Para elaborar as atividades, partimos de materiais didáticos como “Latin via Ovid”, elaborado por Norma Goldman e Jacob E. Nyenhuis (traduzido pela equipe do Latim da Letras/UFJF) e “Minimus”, elaborado pela professora Paula da Cunha Correa e sua equipe de monitores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Esses métodos estão sofrendo algumas adaptações para a faixa etária trabalhada -8º e 9º ano. Com o intuito de conduzir as intervenções nos moldes de oficinas, de caráter mais lúdico, estão incluídos no planejamento o uso de jogos interativos, pequenos diálogos em latim, assim como propostas de escrita de poesias, contação de alguns mitos, entre outras atividades.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros