Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Maristela Silveira Pujol (Co-Autor)
Bianka de Abreu Severo (Autor)
Título
Formação de Professores: aprendendo com a escola indígena
Palavras-Chave
Escola indígena; Formação de professores; Educação
Resumo
Através da extensão, o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) busca promover a formação acadêmica conciliando os conhecimentos teóricos com a prática educativa, condicionando a aproximação do acadêmico à docência. No decorrer do quarto semestre do curso, através da disciplina de Práticas Educativas (PED), tivemos a oportunidade de conhecer a realidade do ensino formal ofertado as crianças pequenas da comunidade indígena Kaingang, no município de Santa Maria (RS). Após termos contato com estudos direcionados à educação infantil, adentramos neste espaço se valendo da observação participativa, onde nos foi solicitado que identificássemos como a escola se organizava em termos de gestão, espaço, dificuldades e facilidades do fazer pedagógico, carências, metodologias, relacionamento entre alunos e aluno – professor, bem como conhecer o Projeto Político e Pedagógico da escola. Todas estas questões foram trabalhadas durante as disciplinas do semestre, o que nos permitiu de forma interdisciplinar fazer relações naquele espaço. Ao retornar para a Universidade, nos foi solicitado o relato do observado, bem como nossas impressões a respeito da vivência. Esse foi mais um dos grandes momentos oferecidos pela disciplina, visto que essas entre tantas outras oportunidades é que irão dar maior visibilidade da atuação profissional, e nos permitir ir em busca de melhorias na educação e consequentemente na formação inicial. Ao tomar conhecimento dos vários relatos percebeu-se o quanto a extensão possibilita ir além do que se recebe de maneira teórica, o quanto é possível visualizarmos a aplicabilidade do que se adquire em termos de conhecimento acadêmico e o quanto se faz importante na formação profissional, pois foram exatamente essas impressões obtidas nas exposições dos alunos.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros