Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Jéssica Mazzonetto (Autor)
Darielli Gindri Resta Fontana (Orientador)
Gabriela Pinheiro dos Santos (Autor)
Loreci dos Santos (Autor)
Alice do Carmo Jahn (Autor)
Maria da Graça Porciúncula Soler (Autor)
Gabriela Manfio Pohia Lisboa Neris (Colaborador)
Título
Vivência Acadêmica em Projeto com Comunidades Rural e Indígena Kaingang
Palavras-Chave
Experiência Acadêmica. Comunidade Rural e Indígena. Cultura.
Resumo
Introdução: O Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) recomendam os trabalhos de extensão universitária, por meio dos Núcleos de Extensão e Desenvolvimento Territorial, que priorizam a inserção e interação acadêmica junto às comunidades vulneráveis com o intuito de conhecer e intervir no contexto local dos cidadãos. Dentre os projetos de vinculação acadêmica destaca-se o “Articulando Saberes e Práticas no Contexto Rural e Indígena Kaingang: uma contribuição da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM) na construção coletiva de espaços de intervenção para o desenvolvimento sustentável”. O objetivo do trabalho é relatar experiência da inserção acadêmica no projeto tendo como foco a diversidade sociocultural. Metodologia: O projeto teve início em dezembro de 2015, e vem sendo desenvolvido em etapas, com a previsão de 2 anos de duração. Até o momento foi realizado encontros com os representantes das comunidades rural e indígena do território de abrangência do projeto. Serão realizados encontros preparatórios e de trabalho com as entidades e comunidades, elencando as prioridades para ações interdisciplinares. As informações estão sendo registradas em diário de campo que está servindo como um registro fidedigno dos acordos e avanços do projeto. Resultados: A experiência no projeto tem proporcionado diálogo com as comunidades, troca de saberes e aprendizado intercultural, aproximando os acadêmicos ao contexto de vida dos atores sociais. Conclusão: Essa experiência tem como alicerce os fundamentos no processo da educação, que tem contribuído na sensibilização do estudante, em refletir sobre temas transversais e aplicabilidade de ações que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável, tanto das comunidades rurais e indígenas Kaingang.
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