Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Joanna Isabel de Lima Bezerra Rabêlo (Autor)
Priscylla Mayara Gomes da Silva (Co-Autor)
Gleice Rayanne da Silva (Co-Autor)
Hemerson Iury Ferreira Magalhães (Orientador)
Título
O CEATOX na escola pública
Palavras-Chave
CEATOX, informação, prevenção, escola pública
Resumo
Introdução: Intoxicação é um evento adverso desencadeado pela exposição exacerba a muitos fatores como: medicamentos, agrotóxicos, plantas, domissanitários, produtos químicos industriais, drogas de abuso, além de acidentes com animais peçonhentos. Considerada um problema de saúde pública global, esforços para a prevenção, como atividades informativas sobre a temática devem fazer parte de ações exercidas no campo da saúde, sendo este um dos focos de ação do Centro de Assistência Toxicológica em João Pessoa-PB (CEATOX-JPPB). Objetivo: Estimular a prevenção de acidentes com os mais variados agentes envolvidos em intoxicações, através de ações educativas, exposições e distribuição de material elucidativo do tema para consulta, visando à educação continuada junto a crianças e adolescentes em escolas públicas no município de João Pessoa - PB. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, supervisionadas pelo docente e coordenador do CEATOX-JPPB. O projeto foi desenvolvido em escolas públicas de dois bairros do município de João Pessoa-PB, abrangendo alunos do ensino fundamental e médio. Promovendo orientações na forma de palestra, distribuição de panfletos e exposição de peças (animais peçonhentos em álcool) e condutas de prevenção e de como proceder em casos de acidentes com animais peçonhentos. Resultados: O projeto possibilitou a interação universidade-comunidade, contribuindo com a formação complementar dos estudantes, por meio de mostras de assuntos referentes ao trabalho desenvolvido pelo Centro, cruzando o aprimoramento acadêmico com a integração interdisciplinar entre os acadêmicos. Conclusão: O projeto se mostrou eficaz na disseminação do conhecimento em todas as escolas visitadas. Facilmente percebível a carência de informações e a distância ao qual a comunidade mostra-se de um serviço destinado aos mesmos, distância essa que o projeto veio a reduzir e se tornar elo direto da população e o Centro.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros