Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: Leidiane Francisco Diniz (Autor)
Elzilaine Domingues Mendes (Orientador)
ROMILDO RODRIGUES NEVES JUNIOR (Autor)
Título
A RELEVÂNCIA DA METODOLOGIA IRDI PARA A PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE NA INFÂNCIA
Palavras-Chave
Subjetividade, Infância, Psicanálise.
Resumo
Para a psicanálise o vínculo mãe-bebê é fundamental para a formação subjetiva da criança. Atualmente, em função dos pais trabalharem, as crianças têm ficado grande parte do seu tempo nas creches. Nesse sentido, os cuidadores das creches são figuras importantes, junto com os pais, na formação subjetiva das crianças. Este trabalho é decorrente de um projeto de extensão e tem como objetivo detectar problemas no desenvolvimento infantil e riscos para a constituição subjetiva nas crianças, em uma creche situada no interior de Goiás. Quando são identificados indícios clínicos em período precoce, é mais fácil de reverter o quadro, pois, a criança é um sujeito em constituição, aberta para a inscrição de significantes. Assim, os traços clínicos manifestados neste período são vistos como psicopatologias não decididas na infância. A metodologia para o desenvolvimento desta experiência consiste em observar, investigar e intervir mediante a metodologia IRDI. As observações foram feitas na sala do jardim I e no recreio. No decorrer das observações, algumas crianças chamaram atenção por apresentarem sinais como: negação de regras e de limites imposta pelo educador, dormir na maioria das vezes em sala de aula e não acordar com o barulho de outras crianças, linguagem incompreensível, posição passiva, não compartilhamento de objetos com outras crianças. Outra questão que percebemos é o discurso objetivo e estigmático de alguns profissionais da instituição com relação ao comportamento da criança, ao afirmar, por exemplo, “este menino nunca vai aprender”. A partir destas observações, concluímos a necessidade de realizar um trabalho interventivo com a criança para compreender os significados e sentidos destes sinais, buscando a promoção e a prevenção de saúde. Além disto, notamos também, a relevância de realizar um trabalho com os educadores e cuidadores referentes às seguintes temáticas: a importância do vínculo cuidador-criança, o efeito das palavras na constituição subjetiva.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros