Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Cristian Luiz Klein Rossetto (Autor)
Daniel Angelo Sganzela Graichen (Orientador)
Tanea Maria Bisognin Garlet (Co-Autor)
Alexandre Bacega (Co-Autor)
Eliari Azeredo Vargas (Co-Autor)
Matheus Gutler Paim (Co-Autor)
Bárbara Letícia Botura Schünemann (Co-Autor)
Lynara Noedeli Pereira Martins (Co-Autor)
Maico Stochero Fiedler (Co-Autor)
Título
ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE SEPARAÇÃO DO LIXO COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL – Uma abordagem para discutir a educação ambiental
Palavras-Chave
Lixo, separação, educação.
Resumo
Separar corretamente o lixo é uma atitude que faz com que menos resíduos sejam descartados de maneira errada e que cada vez mais materiais possam ser reciclados. Atividades didáticas com este tema, além de ensinar o aluno, o faz refletir sobre o assunto e, muitas vezes, culminam com a disseminação de conhecimentos entre seus familiares. Com isso, o objetivo desse projeto foi sensibilizar os alunos sobre a problemática do lixo e enfatizar os problemas ambientais gerados pelo descarte incorreto do mesmo. O projeto foi desenvolvido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Santa Maria, atuante no Colégio Estadual Três Mártires de Palmeira das Missões/RS, e envolveu alunos de sétimo e oitavo anos. Primeiramente, foi confeccionado um mural informativo enfatizando a composição material dos vários tipos de lixo e as cores das lixeiras onde devem ser descartados. Posteriormente, foram ministradas palestras com informações sobre a história da produção do lixo, o tempo de decomposição dos diferentes tipos e a importância da mudança de hábito em relação ao consumo de bens descartáveis e reciclagem. Também foi aplicado o jogo “corrida contra o lixo” que ressaltou a importância da separação do lixo nas suas respectivas lixeiras. Além disso, realizamos o “dia da escola limpa”, onde os alunos limparam o pátio e os arredores do colégio. Toda a comunidade escolar foi envolvida na realização do projeto, ou por meio da participação nas palestras ou da visualização do mural. Embora neste momento, não seja possível avaliar quantitativamente a repercussão do projeto na comunidade escolar, é visível que o ambiente escolar tornou-se mais limpo e a atitude dos alunos em relação ao descarte correto alterou-se positivamente. O impacto que este projeto teve junto aos familiares dos alunos também foi de melhoria da maneira de descarte, fato este observado pela diálogo com os alunos que relataram mudanças de atitudes em algumas famílias.
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