Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás |
AUTORES:
thatyane rosa dos santos (Autor) Leide Daiana (Autor) Caliope Pilger (Orientador) Nunila ferreira de oliveira (Co-Orientador) |
Título |
AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM SAÚDE COLETIVA |
Palavras-Chave |
Metodologias Ativas; Saúde Coletiva; Acadêmicos de Enfermagem. |
Resumo |
Introdução: Na formação dos profissionais de saúde, em especial do enfermeiro, torna-se essencial pensar em uma metodologia para a prática de educação libertadora, na formação de um profissional ativo e apto a aprender, compreender, conhecer, fazer, conviver, garantir a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. As metodologias ativas surgem como uma nova proposta pedagógica, alicerçada na autonomia, um princípio teórico significativo. OBJETIVO: Descrever a experiência da utilização de metodologias ativas para o desenvolvimento da disciplina de saúde coletiva II, do curso de enfermagem da UFG/RC. METODOLOGIA: Relato de experiência da disciplina de saúde coletiva II com a utilização de metodologias ativas. A disciplina contém 64 horas. Para realização das atividades propostas da disciplina a turma do 4° período de enfermagem foi dividida em grupos que tinham como objetivo realizar com as equipes de ESF: educação em saúde, territorialização, visitas domiciliares, leituras e discussão de textos e programas do Ministério da Saúde, debates e portfólio reflexivo após cada atividade realizada. RESULTADOS: Ao término da disciplina percebeu-se que alcançaram os objetivos propostos, pois sensibilizou o acadêmico sobre a importância de adquirir experiências junto à comunidade e equipe de saúde, construindo seu aprender a fazer, conviver e ser, visto que houve uma diversidade de atividades e segundo relato dos acadêmicos, todos perceberam á dinamicidade e importância do trabalho de toda a equipe da UBS para que assim ofereça um cuidado integral CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebe-se que a utilização das metodologias ativas no contexto da disciplina foram de extrema relevância para o acadêmico perceber a importância da autonomia, criatividade e vivência da realidade, pois são essenciais para à sua formação. Além de fornecer uma visão abrangente e proporcionar uma percepção mais aguçada dos reais problemas e necessidades da comunidade. |