Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CSA Subárea: Trabalho Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão |
AUTORES:
Marya de Phatyma de Jesus Costa Ramos (Autor) João Soares Gomes Filho (Orientador) Hugo Moreira Gomes (Colaborador) Suellem Fernanda Marques (Colaborador) |
Título |
ESTÁGIO VIVENCIA NO ASSENTAMENTO PEDRA SUADA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA GRANDE, MARANHÃO. |
Palavras-Chave |
Agroecologia, pequeno produtor, extensão. |
Resumo |
O artigo relata a experiência resultante do estágio de vivencia de uma estudante de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em fevereiro de 2016 no assentamento Pedra Suada, que é localizado no Município de Cachoeira Grande, no estado do Maranhão. O presente trabalho teve como objetivo uma troca de conhecimentos da produção animal e manejo de bovinos, suínos e aves da estudante com os produtores rurais, e assim conhecendo a realidade do pequeno produtor do Maranhão. Nas áreas do assentamento (nas comunidades de Mirizal, Onça de São Miguel, Cachoeirinha, Capim Açu, Areial do Chubado, Buriti de Dona Chica, Três Andas e Água azul, totalizando sessenta famílias) foi realizadas reuniões e oficinas com os agricultores e produtores para dialoga sobre o manejo da sua produção. Algumas atividades desenvolvidas foram: reuniões abordando construções, manejo reprodutivo, nutrição e sanidade; oficina de ração ecológica; castração de suínos; acompanhamento do Projeto de Estruturação Produtiva da Unidade Familiar (PEPUF) e cadastramento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A oficina de ração ecológica foi feita com os produtos existentes nas comunidades, mostrou-se sua importância tanto na economia e valor nutricional para os suínos e aves, consequentemente uma melhoria para a produção, bem estar e diminuição do custo da criação. Durante as atividades a aluna repassou os conhecimentos adquiridos na academia aos produtores, no qual identificou que as maiores dificuldades são a cultura de criação, saneamento básico, escassez de água potável e estradas em péssimas condições. O assentamento tem certa organização social e produtiva, mas necessitam de apoio do poder público para melhorias na infraestrutura e comercialização. Conclui-se que o estágio de vivencia é um momento no qual a aluna conhece a realidade do pequeno produtor e o cotidiano do campo, sendo assim a troca de conhecimentos é um intenso aprendizado para ambos. |