Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Trabalho

Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão

AUTORES: Marya de Phatyma de Jesus Costa Ramos (Autor)
João Soares Gomes Filho (Orientador)
Hugo Moreira Gomes (Colaborador)
Suellem Fernanda Marques (Colaborador)
Título
ESTÁGIO VIVENCIA NO ASSENTAMENTO PEDRA SUADA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA GRANDE, MARANHÃO.
Palavras-Chave
Agroecologia, pequeno produtor, extensão.
Resumo
O artigo relata a experiência resultante do estágio de vivencia de uma estudante de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em fevereiro de 2016 no assentamento Pedra Suada, que é localizado no Município de Cachoeira Grande, no estado do Maranhão. O presente trabalho teve como objetivo uma troca de conhecimentos da produção animal e manejo de bovinos, suínos e aves da estudante com os produtores rurais, e assim conhecendo a realidade do pequeno produtor do Maranhão. Nas áreas do assentamento (nas comunidades de Mirizal, Onça de São Miguel, Cachoeirinha, Capim Açu, Areial do Chubado, Buriti de Dona Chica, Três Andas e Água azul, totalizando sessenta famílias) foi realizadas reuniões e oficinas com os agricultores e produtores para dialoga sobre o manejo da sua produção. Algumas atividades desenvolvidas foram: reuniões abordando construções, manejo reprodutivo, nutrição e sanidade; oficina de ração ecológica; castração de suínos; acompanhamento do Projeto de Estruturação Produtiva da Unidade Familiar (PEPUF) e cadastramento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A oficina de ração ecológica foi feita com os produtos existentes nas comunidades, mostrou-se sua importância tanto na economia e valor nutricional para os suínos e aves, consequentemente uma melhoria para a produção, bem estar e diminuição do custo da criação. Durante as atividades a aluna repassou os conhecimentos adquiridos na academia aos produtores, no qual identificou que as maiores dificuldades são a cultura de criação, saneamento básico, escassez de água potável e estradas em péssimas condições. O assentamento tem certa organização social e produtiva, mas necessitam de apoio do poder público para melhorias na infraestrutura e comercialização. Conclui-se que o estágio de vivencia é um momento no qual a aluna conhece a realidade do pequeno produtor e o cotidiano do campo, sendo assim a troca de conhecimentos é um intenso aprendizado para ambos.
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