Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Flávia de Castro Caixeta (Autor)
Micaela Brandão Póvoa de Araújo (Co-Autor)
Juliana Martins de Souza (Orientador)
Janaina Cassiano Silva (Orientador)
Título
Brinquedoteca Hospitalar: Atuação Interdisciplinar
Palavras-Chave
Brinquedoteca; Criança; Interdisciplinaridade.
Resumo
Ao longo do desenvolvimento infantil a criança pode ser acometida por alguma patologia que acarrete em uma internação hospitalar. Essa situação poderá causar sentimentos de estresse, angústia e ansiedade na criança. Nesse sentido, podemos utilizar o brincar como recurso terapêutico e não só como um meio que promova a distração da criança. Atrelado a isso, destacamos que em 2005 foi instituída a Lei da Brinquedoteca, n° 11.104, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedoteca nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Considerando o exposto, este projeto de extensão tem como objetivos manter, organizar e promover o brincar na brinquedoteca de uma instituição hospitalar filantrópica do município de Catalão/GO e, estabelecer uma visão interdisciplinar sobre o brincar como estratégia do cuidar humanizado à criança hospitalizada. Participam do projeto alunos dos cursos de Enfermagem e Psicologia. São realizadas diversas ações, tais como: levantamentos bibliográficos acerca do brincar e outras temáticas relacionadas a este e ao ambiente hospitalar; grupos de estudos; planejamento e desenvolvimento de brincadeiras livres e com brinquedos adequados à faixa etária da criança; treinamento dos acadêmicos envolvidos no projeto; desenvolvimento, registro das atividades em livro ata; reuniões mensais para discussão das ações. No período de agosto de 2014 a março de 2016 foram registradas 638 internações pediátricas, e aproximadamente 85% das crianças foram atendidas pelo projeto. Assim, ressaltamos a relevância de ações interdisciplinares no contexto hospitalar, uma vez que estas possibilitam maior contato e troca entre os diversos saberes visando à promoção e desenvolvimento humano. Ademais, é uma oportunidade de aprofundamento teórico-prático no campo da saúde tanto para os acadêmicos envolvidos no projeto quanto para as crianças e familiares assistidos.
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