Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Trabalho

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: NATANIEL OLIVEIRA DOS SANTOS (Autor)
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR (Autor)
IARA FERREIRA DE SOUZA (Autor)
MATHEUS BOMBONATTI FORNERO (Autor)
JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR (Orientador)
Título
PROMOÇÃO DE OFICINAS PROFISSIONALIZANTES PARA JOVENS E ADULTOS
Palavras-Chave
OFICINAS; QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL; MERCADO DE TRABALHO.
Resumo
O mercado de trabalho contemporâneo está cada vez mais competitivo e criterioso. A constante busca por cursos de especialização, treinamento e aperfeiçoamento de competências reflete essa exigência do mercado. Por isso, programas e ações que oportunizam a inclusão profissional são cada vez mais relevantes na sociedade. Nesse contexto, o projeto de extensão POP – Promoção de Oficinas Profissionalizantes para Jovens e Adultos teve como objetivo principal fomentar, através de aulas expositivas e oficinas práticas, a capacitação profissional de pessoas oriundas de zonas periféricas da Grande Maceió, que estavam à busca de oportunidades de inserção ou de melhor colocação no mercado de trabalho. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de definir o conteúdo programático das oficinas profissionalizantes e confeccionar os materiais que foram utilizados nas oficinas. Foram definidos 5 módulos, sendo eles: 1) Relações Humanas; 2) Informática Básica; 3) Rotinas Administrativas; 4) Noções de Empreendedorismo, Cidadania e Sustentabilidade e 5) Gestão de Carreira. Cada módulo constituiu-se de diversas oficinas, que eram realizadas semanalmente, aos sábados, com duração de 4 horas, nas dependências do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas. O projeto teve duração de 8 meses, nos quais foram realizadas 15 oficinas, totalizando 60 horas de capacitação profissional. Foram beneficiadas 50 pessoas, que obtiveram um desempenho satisfatório durante a execução das oficinas. Os bolsistas também foram beneficiados, uma vez que obtiveram a experiência de lidar com um público bastante diversificado e desenvolveram competências essenciais para a trajetória acadêmica. Constatou-se, ao final do projeto, que os participantes do projeto consideram a qualificação como principal meio de obter o progresso profissional, além de valorizarem a importância da constituição de uma rede de relacionamentos como elemento imprescindível no âmbito profissional.
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