Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CSA Subárea: Trabalho Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
NATANIEL OLIVEIRA DOS SANTOS (Autor) CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR (Autor) IARA FERREIRA DE SOUZA (Autor) MATHEUS BOMBONATTI FORNERO (Autor) JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR (Orientador) |
Título |
PROMOÇÃO DE OFICINAS PROFISSIONALIZANTES PARA JOVENS E ADULTOS |
Palavras-Chave |
OFICINAS; QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL; MERCADO DE TRABALHO. |
Resumo |
O mercado de trabalho contemporâneo está cada vez mais competitivo e criterioso. A constante busca por cursos de especialização, treinamento e aperfeiçoamento de competências reflete essa exigência do mercado. Por isso, programas e ações que oportunizam a inclusão profissional são cada vez mais relevantes na sociedade. Nesse contexto, o projeto de extensão POP – Promoção de Oficinas Profissionalizantes para Jovens e Adultos teve como objetivo principal fomentar, através de aulas expositivas e oficinas práticas, a capacitação profissional de pessoas oriundas de zonas periféricas da Grande Maceió, que estavam à busca de oportunidades de inserção ou de melhor colocação no mercado de trabalho. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de definir o conteúdo programático das oficinas profissionalizantes e confeccionar os materiais que foram utilizados nas oficinas. Foram definidos 5 módulos, sendo eles: 1) Relações Humanas; 2) Informática Básica; 3) Rotinas Administrativas; 4) Noções de Empreendedorismo, Cidadania e Sustentabilidade e 5) Gestão de Carreira. Cada módulo constituiu-se de diversas oficinas, que eram realizadas semanalmente, aos sábados, com duração de 4 horas, nas dependências do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas. O projeto teve duração de 8 meses, nos quais foram realizadas 15 oficinas, totalizando 60 horas de capacitação profissional. Foram beneficiadas 50 pessoas, que obtiveram um desempenho satisfatório durante a execução das oficinas. Os bolsistas também foram beneficiados, uma vez que obtiveram a experiência de lidar com um público bastante diversificado e desenvolveram competências essenciais para a trajetória acadêmica. Constatou-se, ao final do projeto, que os participantes do projeto consideram a qualificação como principal meio de obter o progresso profissional, além de valorizarem a importância da constituição de uma rede de relacionamentos como elemento imprescindível no âmbito profissional. |