Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Minas Gerais

AUTORES: Denise Bianca Maduro Silva Passades (Autor)
Título
Educação Integral: contribuição da extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-Chave
Educação Integral, Gestão de Programas e Projetos de Extensão, Relação Universidade-Educação Básica
Resumo
Introdução: O Programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte, contou com parceria da UFMG desde 2006 no projeto piloto. O objetivo era permitir a formação integral dos alunos de 6 a 15 anos da rede municipal, por meio da ampliação da jornada escolar para 9hs diárias. Entre 2007 e 2015 estudantes da UFMG, bolsistas de extensão, ministraram oficinas no contraturno escolar. Objetivo do Trabalho: Apresentar conhecimentos produzidos no Programa de Extensão Escola Integrada da UFMG (PEI-UFMG). Metodologia e Resultados: Trataremos aqui do livro "Educação Integral: contribuição da extensão da UFMG", lançado em 2015 pela Editora UFMG, organizado em 5 seções: "Refletindo sobre Educação Integral/Integrada" debate conceitualmente a educação integral como direito; "Apresentando o Programa Escola Integrada UFMG" detalha o histórico do Programa, seu modo de gestão arraigado nas diretrizes de extensão, sua proposta pedagógica interdisciplinar, e sua constante articulação e mobilização dentro e fora dos muros da Universidade; "Reflexões teórico-metodológicas de áreas do Programa Escola Integrada UFMG" foca a orientação aos bolsistas, organizados por áreas -Acompanhamento Pedagógico, Artes Visuais, Ciências, Linguagem, Matemática e Música; "Pesquisando o Programa Escola Integrada UFMG" apresenta pesquisas desenvolvidas dentro do contexto da extensão, permitindo conhecer quem são os sujeitos que participam da ação e suas interações; "Relatando experiências do cotidiano do Programa Escola Integrada UFMG" traz dezoito textos de bolsistas envolvidos no PEI-UFMG. Conclusões: O livro apresenta metodologia inovadora de gestão de programas e projetos de extensão, traz reflexões e conquistas na busca pelo diálogo interdisciplinar de construção de metodologias integradas, na sistematização de experiências e de conhecimento advindos do trabalho com oficinas, e experiências e concepções originais sobre a educação integral/integrada partindo da larga e consolidada experiência da UFMG.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros