Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Adriely Soares Martins (Autor) Efigênia Magda de Oliveira (Orientador) Marya de Phatyma de Jesus Costa Ramos (Colaborador) |
Título |
ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA CASTRO ALVES: trabalhando limpeza escolar e sustentabilidade |
Palavras-Chave |
Biblioteca, conscientização sustentável e educação ambiental. |
Resumo |
Atualmente, o trabalho em bibliotecas tem se mostrado um assunto amplo, pelo fato de percorrer diversos fatores, tanto culturais, como sociais, para a vida do leitor. Neste trabalho, discutiremos sobre a conscientização ambiental numa perspectiva sustentável a partir da organização do espaço físico da biblioteca Castro Alves, da Escola Estadual de Educação Básica Salustiano Trindade situada em São José de Ribamar, Maranhão. Como metodologia, houve a realização de ações simultâneas, inicialmente foi aplicado um questionário com foco na problematização do espaço inadequado que seria destinado a biblioteca, que encontrava-se desorganizado e desativado. A seguir foi escolhida uma turma para trabalhar na execução do projeto com a realização de uma oficina de reciclagem com o objetivo de confeccionar os materiais utilizados na decoração e organização do espaço culminando na instalação e inauguração da biblioteca da escola. Como resultado, promoveu-se a conscientização sobre a importância da preservação do ambiente escolar a partir da educação ambiental, com mobilização e participação dos alunos na realização de todas as atividades. A culminância do projeto foi realizada no dia sete de dezembro de 2015 no auditório da Escola com a presença de alunos, professores e funcionário, destacando o reconhecimento de todos e admiração pelo resultado do projeto realizado na escola. Concluiu-se que toda escola merece ser cuidada, respeitada e preservada, e com essa troca de conhecimentos ambas das partes adquiriram novas experiências de vida e aprendemos que quando nos esforçamos para mudar a realidade e se mover em busca de fazer o bem, as coisas se realizam, e tudo acontece de forma harmônica, sem obrigação. A biblioteca é um ambiente importante que deve ser valorizado em toda a escola, e a participação dos alunos na organização desse espaço associado a conscientização dos mesmos foi de extrema importância para que de fato ocorresse uma educação ambiental. |