Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: SÉRGIO MURILO ALEXANDRE FILHO (Autor)
BRUNO CARVALHODA SILVA (Co-Autor)
FÁBIO FRANCISCO DE ALMEIDA CASTILHO (Co-Orientador)
FRANCYMAIKEL ALVES DE OLIVEIRA COSTA (Orientador)
Título
MURICINE - A HISTÓRIA NA TELA
Palavras-Chave
Cinema, filmes nacionais, documentários.
Resumo
Hoje, nas salas de cinema do Brasil, os recordistas de bilheteria são os filmes estrangeiros, os nacionais ficam em segundo plano. Isso mostra que as concepções sobre a história e fatos que marcaram a história do país e do mundo estão sendo renegadas, pois a grande maioria do público que frequenta as salas de cinemas são jovens, que através da alienação que a sociedade impõe aos mesmos de consumirem filmes de ação, comédia, violência não relacionados à cultura nacional. Esquecendo assim, os princípios como o da formação da sociedade e o âmbito em que convive. Através disto, faz-se plausível um projeto deste caráter que tem a intenção de promover a exibição de filmes para a comunidade acadêmica e para a população estudantil do município, visando utilizar as exibições de filmes nacionais acompanhado de debates com convidados que estejam relacionados com as temáticas abordadas. Optou-se pela exibição nas escolas do município de Murici-Al, tanto as localizadas na zona urbana como no âmbito rural, para atingir, dessa forma, alunos do fundamental I e II, alunos do ensino médio como a própria instituição IFAL-Câmpus Murici. Na seleção dos filmes tivemos a intensão de buscar longas metragens, documentários ou curtas metragens que abordassem aspectos históricos, geográfico e literários. Em uma das exibições que atingiu maior público com alunos do 9° ano da Escola Pedro Tenório Raposo, os filmes literários ‘’Capitães de Areia’’ e ‘’Guerra da canudos’’, que abordam aspectos literários da obra de Jorge Amado e a resistência da população sertaneja da Bahia. Por fim, nosso escopo foi sempre o de conscientizar o público-alvo dos aspectos históricos e geográficos perceptíveis na película exibida. Por meio de questionários sobre o tema de cada filme procuramos promover uma maior assimilação dos alunos sobre o conteúdo do filme e também a formação e conservação da cultura do país. As palestras promovidas por professores convidados foram realizadas em sintonia com esse intuito.
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