Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Cultura Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
SÉRGIO MURILO ALEXANDRE FILHO (Autor) BRUNO CARVALHODA SILVA (Co-Autor) FÁBIO FRANCISCO DE ALMEIDA CASTILHO (Co-Orientador) FRANCYMAIKEL ALVES DE OLIVEIRA COSTA (Orientador) |
Título |
MURICINE - A HISTÓRIA NA TELA |
Palavras-Chave |
Cinema, filmes nacionais, documentários. |
Resumo |
Hoje, nas salas de cinema do Brasil, os recordistas de bilheteria são os filmes estrangeiros, os nacionais ficam em segundo plano. Isso mostra que as concepções sobre a história e fatos que marcaram a história do país e do mundo estão sendo renegadas, pois a grande maioria do público que frequenta as salas de cinemas são jovens, que através da alienação que a sociedade impõe aos mesmos de consumirem filmes de ação, comédia, violência não relacionados à cultura nacional. Esquecendo assim, os princípios como o da formação da sociedade e o âmbito em que convive. Através disto, faz-se plausível um projeto deste caráter que tem a intenção de promover a exibição de filmes para a comunidade acadêmica e para a população estudantil do município, visando utilizar as exibições de filmes nacionais acompanhado de debates com convidados que estejam relacionados com as temáticas abordadas. Optou-se pela exibição nas escolas do município de Murici-Al, tanto as localizadas na zona urbana como no âmbito rural, para atingir, dessa forma, alunos do fundamental I e II, alunos do ensino médio como a própria instituição IFAL-Câmpus Murici. Na seleção dos filmes tivemos a intensão de buscar longas metragens, documentários ou curtas metragens que abordassem aspectos históricos, geográfico e literários. Em uma das exibições que atingiu maior público com alunos do 9° ano da Escola Pedro Tenório Raposo, os filmes literários ‘’Capitães de Areia’’ e ‘’Guerra da canudos’’, que abordam aspectos literários da obra de Jorge Amado e a resistência da população sertaneja da Bahia. Por fim, nosso escopo foi sempre o de conscientizar o público-alvo dos aspectos históricos e geográficos perceptíveis na película exibida. Por meio de questionários sobre o tema de cada filme procuramos promover uma maior assimilação dos alunos sobre o conteúdo do filme e também a formação e conservação da cultura do país. As palestras promovidas por professores convidados foram realizadas em sintonia com esse intuito. |