Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Goiás

AUTORES: Rosangela Aparecida Ramos de Lima (Autor)
Artemes Souza Lima Rocha (Co-Autor)
Adriana de Faria Teles (Co-Autor)
Título
PROJETO: ATENÇÃO PSICOLÓGICA À COMUNIDADE DA UEG CÂMPUS NIQUELÂNDIA: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
Palavras-Chave
Saúde emocional, acolhimento, orientação
Resumo
O ambiente acadêmico apresenta situações que podem suscitar conflitos e gerar ansiedade, bem como, outros tipos de emoções. Lidar com esses sentimentos, requer autoconhecimento e reflexão, para o enfrentamento dessas demandas. O projeto de extensão Atenção Psicológica, visa promover o atendimento psicoterapêutico à comunidade da UEG Câmpus de Niquelândia/GO (estudantes, professores, técnicos administrativos e membros da comunidade externa vinculados aos projetos de extensão), para proporcionar serviços de acolhimento, orientação e promoção da saúde destes sujeitos. Objetivos específicos, formalizar um espaço de escuta e acolhimento para os acadêmicos e seus familiares; promover atendimentos individuais e grupais com as pessoas interessadas, auxiliando-os no enfrentamento de aspectos emocionais relativos às suas vivências, na identificação da maneira como lidam com os conflitos que envolvem o seu cotidiano e oferecendo-lhes apoio e acolhimento; orientação, junto às dificuldades emocionais que refletem na vida acadêmica do estudante; direcionar às pessoas vinculadas ao meio acadêmico ou familiar do estudante atendido no setor, mediante avaliação de necessidade, com objetivo de ampliar a compreensão dos diversos aspectos relacionados ao ambiente psicossocial do estudante. Metodologia, atendimento psicológico individual e grupal, dependendo da necessidade do paciente. Atividades de grupo, no máximo 15 pessoas, os encontros são mensais. Resultados parciais, apontam para a melhoria na participação dos estudantes nas atividades acadêmicas, diminuir o número de desistência dos cursos; aumentar o nível de satisfação da comunidade interna. No atendimento individual houve acompanhamento de 6 acadêmicos do Câmpus, que apresentaram desmotivação com os estudos e com a universidade. A partir do disgnóstico da professora psicóloga, houve a orientação psicoterapêutica e melhor desempenho dos alunos.
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