Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Alex Lourenço dos Santos (Autor)
Odelfa Rosa (Co-Autor)
Título
USO DO CELULAR COMO APOIO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA.
Palavras-Chave
TECNOLOGIAS. APLICATIVO. ENSINO.
Resumo
As novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida e cotidiano das pessoas e principalmente dessa nova geração de alunos, mudando e transformando o cotidiano de todos, isso já é fato. Fazer o uso dos recursos disponíveis para essa nova geração que já nasceu submersa nessas tecnologias pode trazer mais resultados e ser bem eficiente. Porém será que esses alunos saberão fazer o bom uso dessas novas tecnologias? Pensando por este caminho, resolvemos fazer o uso de um aplicativo simples e gratuito para celulares, smartphones e tablets. O qual tem como principal objetivo, verificar o nível de compreensão e facilitar os estudos em casa, pois a escola não disponibiliza livros didáticos para todos. O aplicativo intitulado “Ásia” se consiste basicamente em um aplicativo com textos, um álbum de fotos e diversos mapas sobre o conteúdo a ser estudado em questão e informações de contato do professor para posteriores dúvidas. O conteúdo a ser disponibilizado no aplicativo fornecerá diversas informações a respeito do continente asiático, conteúdo este que foi aplicado na turma de 9º ano durante todo um bimestre letivo. A ideia que se discute neste trabalho é a incorporação da tecnologia digital, principalmente a móvel, para então promover a mobilidade na educação, pelo uso de aplicativos específicos e recursos disponíveis na escola e pelo aluno. O uso do aplicativo foi muito bem recebido pelos alunos, demais professores e segundos relatos da diretoria, até pelos pais de alguns alunos. Foi interessante trabalhar nessa turma, uma vez que todos dispunham de um celular que dava suporte para instalação do aplicativo. Ao entendermos que educar é uma prática que prepara os alunos para o mundo, a escola, os professores, coordenadores e até mesmo, diretores devem refletir e considerar as questões relativas ao uso de tecnologias como recursos didáticos, que motivam e auxiliam no aprendizado de uma forma mais dinamizada.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros