Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Universidade do Extremo Sul Catarinense

AUTORES: Luciano Antunes (Autor)
Aristote Kanza Lopes (Autor)
Oliveira Lunzitiza Kiala (Co-Autor)
Ana Claudia Garcia Barbosa (Co-Autor)
Título
Inclusão digital na APAE de Criciúma
Palavras-Chave
Tecnologia, inclusão, deficiência
Resumo
O termo inclusão digital, é compreendido como uma das ações que visam garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC). O presente projeto teve como objetivo proporcionar a inclusão digital por meio do desenvolvimento de habilidades na utilização dos recursos tecnológicos, para as pessoas com deficiência da APAE de Criciúma. Para tal o desenvolvimento do projeto buscou propiciar aos participantes utilizarem com autonomia os recursos básicos do computador e dos seguintes softwares: editor de texto, software de apresentação, software para criação de vídeo. Além disso foi oportunizado o acesso a diferentes recursos educacionais abertos (REA), jogos digitais e outras fontes de informação, como a internet. Para realização do estudo foram utilizados materiais indicados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A análise do contexto se deu por meio de um diagnóstico na instituição, a fim de descrever a infraestrutura física e tecnológica e orientações pedagógicas. Após a realização do diagnóstico foram elaborados e organizados as ações e o cronograma de execução do projeto. A projeto de inclusão digital foi desenvolvido respeitando a deficiência de cada aluno. As estratégias de ensino utilizadas foram: Utilização de jogos educativos, utilização de música e construção de vídeos. A instituição onde foi desenvolvida a ação extensionista foi a APAE de Criciúma. A seleção da instituição se deu pela necessidade da instituição parceira. Durante o desenvolvimento do projeto 190 alunos da instituição foram contemplados com as aulas de informática. O presente projeto vem proporcionado à inclusão digital dos alunos da APAE, fato este corroborado com as professoras e diretora da instituição atendida. O aluno tem demonstrado maior interesse e autonomia pelo uso das novas tecnologias, ainda assim foi possível observar que alguns alunos ainda possuem muita dificuldade para o manuseio dessas ferramentas.
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