Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Laura Oestreich (Autor)
Jaíne Bueno Schmidt (Co-Autor)
Haidi Kremer (Co-Autor)
Tânea Maria Bisognin Garlet (Orientador)
Título
JOGOS DIDÁTICOS: UM MEIO ALTERNATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-Chave
Jogos didáticos; PIBID; Ensino.
Resumo
O emprego de jogos didáticos é, cada vez mais, utilizado por educadores como meios alternativos no processo de ensino-aprendizagem. Através de jogos, é possível oferecer ao aluno a oportunidade de interagir com colegas e com o professor, tornando o ensino mais atrativo e motivador para o educando. De acordo com o exposto, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar alguns jogos realizados por acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões – RS, Brasil, ao longo de encontros realizados pelo grupo PIBID local. As atividades foram realizadas com turmas do 6º ao 9º ano de uma escola pública localizada na cidade. Dentre os jogos com maior participação e aprovação dos alunos, destaca-se a “trilha do conhecimento”. Trata-se de um jogo de tabuleiro, com pinos humanos que utilizam um dado para jogar. É uma competição, onde quem percorrer o trajeto primeiro, vence. Ela possui perguntas referentes aos conteúdos já trabalhados em aula que são realizadas no decorrer do jogo. Outra competição que é sinônimo de sucesso entre os discentes, é o “jogo da velha biológico”. Ele ocorre de forma semelhante ao tradicional, porém a turma é dividida em duas equipes e, para a marcação do “X" ou da "O” o grupo precisa acertar uma questão referente ao assunto trabalhado em sala de aula. Outro jogo que demonstrou grande interesse por parte dos educandos é o jogo da “biota – o jogo da biodiversidade”, que consiste em um jogo de adivinhação, contendo informações sobre características e curiosidades sobre o organismo a ser descoberto. Por meio desses materiais, foi possível realizar aulas práticas e lúdicas com os alunos, fixando conteúdos já vistos em sala de aula anteriormente. Esse tipo de trabalho surtiu um efeito muito positivo por parte dos alunos, pois além de aprenderem, eles puderam aproveitar de momentos de descontração e integração com os colegas e com as professoras, fazendo das brincadeiras, uma nova forma de aprendizado.
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