Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Jéssyca Borges Guimarães (Autor)
Aline do Prado Rodrigues (Autor)
Carmen Lúcia Reis (Autor)
Luciana Pereira de Lima (Autor)
Título
Ser e Conviver: relato de experiência em extensão
Palavras-Chave
Psicologia, adolescência, cidadania
Resumo
O presente trabalho tem como proposta compartilhar olhares e impressões obtidas a partir do projeto de extensão universitária, “Ser e Conviver: Desenvolvimento Pessoal e Social de adolescentes de 10 a 15 anos de idade e seus educadores”. É coordenado por duas docentes do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia que acompanham, planejam, conduzem e orientam juntas todas as atividades propostas e realizadas. Conta com a participação de duas estudantes do 5º período do curso de Graduação em Psicologia. Os objetivos foram promover e potencializar espaços de diálogos com os adolescentes atendidos em um Centro de Formação, Uberlândia/MG, sobre temáticas cotidianas possibilitando diferentes maneiras de se pensar e preparar o adolescente para o exercício da cidadania. Para isso, as atividades foram realizadas no sentido de conhecer e intervir na dinâmica da instituição, nas possibilidades de atuação do psicólogo nesse espaço, no modo como os papeis são entendidos e assumidos e na maneira como as relações se estabelecem nesse contexto. Semanalmente, foram realizados grupos de discussão com, aproximadamente, 15 adolescentes de ambos os sexos com idade entre 12 e 15 anos. Os grupos tinha duração de 2 horas. Os temas discutidos foram: preconceito racial, família, respeito nas relações e sexualidade. No decorrer do nosso contato com os adolescentes e com os profissionais da instituição, foi possível perceber a importância de espaços que deem voz e escuta para os adolescentes.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros