Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Adriely Soares Martins (Autor)
Nayara Barbosa Santos (Orientador)
Título
O USO DO LÚDICO COMO RECURSO DINAMIZADOR NAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-Chave
Recurso lúdico, Biologia, Processo ensino-aprendizagem.
Resumo
O lúdico contribui no processo de ensino em diferentes áreas, indiferentemente do grau escolar e idade do ser humano, sendo assim, um auxilio no desenvolvimento social e pessoal, facilitando a comunicação, socialização e construção de pensamento.O projeto veio com o objetivo principal de dinamizar os processos de ensino e aprendizagem através de recursos lúdicos nas aulas de Biologia no ensino médio da escola Almirante Tamandaré, localizada no bairro Conjunto Cohab Anil IV em São Luís - MA.O projeto acorreu em todas as turmas do terceiro ano,onde foi feito a aplicação de um questionário com os alunos sobre as atividades lúdicas, as turmas foram divididas em equipes sendo estas de quatro a seis alunos ,foi entregue um guia básico de estudo com os assuntos abordados durante o ensino médio que serviu para revisão e aperfeiçoamento dos assuntos pedidos para a execução das atividades.Houve primeiramente a realização de um jogo de perguntas e respostas dentro da sala de aula de onde saiu uma equipe classificada para um outro jogo onde as equipes competiram com outras salas , ocorreu a etapa final,nesta fizemos jogos didáticos para obter as pontuações. A equipe vencedora recebeu como prêmio uma aula prática sobre tecido sanguíneo no laboratório de biologia celular do prédio de Ciências Biológicas da UEMA. Através do questionário podemos observar que os alunos gostariam de uma aula mais dinâmica já que a escola não possuía nenhum laboratório, foi promovida a interação entre os alunos , uma forma inovadora de aprender biologia e testar os conhecimentos adquiridos, fazendo os alunos participarem com satisfação das etapas do projeto, e a premiação veio como uma forma de mudar o método expositivo, tornando o aluno participativo, o projeto obteve sucesso em todas as etapas. Concluiu-se que este recurso apesar de ser atualmente muito discutido quanto ao seu uso obteve resultados significativos no que refere-se nos processos de ensino e aprendizagem.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros