Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: Tayssa Tieni Vieira de Souza (Autor)
Ana Carolina de Paula Gonçalves (Autor)
Wellington Lima Cedro (Orientador)
Euler José de Assis Garcia (Autor)
Título
MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS
Palavras-Chave
Matemática Básica; Ensino e Aprendizagem; Educação Matemática.
Resumo
O projeto Matemática Básica em Perspectiva, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial em Matemática (PETMAT/UFG), iniciou-se a partir de inquietações do grupo ao se deparar com as dificuldades, em matemática, apresentadas pelos estudantes que concluíram a Educação Básica e por entendermos que hoje, inúmeras pessoas dessa fase, apresentam falta de domínio com os conteúdos referentes à disciplina. Os integrantes do projeto têm o intuito de desenvolver atividades de ensino que busquem oportunizar uma melhor aprendizagem. Os objetivos do projeto são: investigar, analisar e propor ações formativas acerca do conhecimento matemático para pessoas que concluíram a Educação Básica no intuito de complementá-lo; identificar os principais obstáculos observados no processo de ensino e aprendizagem; oportunizar aos sujeitos participantes um contato diferenciado com o conhecimento matemático e constituir relações dialógicas por meio de um espaço de reflexão crítica sobre as atividades e materiais produzidos para o curso. O projeto é organizado de modo que nas reuniões periódicas, nos dedicamos a planejar as aulas e revê-las, a fim de agregarmos conhecimento; produzimos as apostilas que são utilizadas semestralmente com os estudantes e que servem de apoio aos participantes do curso. A avaliação do projeto é feita continuamente e para isso aplicamos questionários no início e no fim do curso, com perguntas sobre as dificuldades e os aprendizados que os alunos obtiveram durante o projeto com o intuito de aperfeiçoa-lo. O principal resultado alcançado com as ações do projeto, se refere a emancipação que os sujeitos participantes do projeto têm em relação a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.
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