Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Gleice Tatiane Barros Silva (Autor)
Débora Alfaia da Cunha (Orientador)
Título
O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Palavras-Chave
Educação, Ludicidade, relações étnico raciais.
Resumo
O trabalho apresenta as ações do projeto “Ludicidade Africana e Afro-Brasileira” (LAAB) voltadas à divulgação da cultura lúdica africana e afro-brasileira. O projeto atende o disposto nas Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o currículo da Educação Básica. O projeto pauta-se na elaboração de recursos didáticos e no desenvolvimento de metodologias culturalmente significativas, voltadas para a temática racial, com foco na linguagem lúdica. Uma das principais atuações do projeto são as formações pedagógicas em ludicidade africana, que se dividem em três tipos de oficinas: de jogos populares infantis africanos, de mancalas e a de tabuleiros africanos. Essas atividades foram organizadas a partir de levantamentos bibliográficos e vasta pesquisa em fontes online, nacionais e internacionais. Como fontes bibliográficas utilizou-se as obras de Barbosa (2011), Allué (1998), Zaslavsky (2000, 2009), Unicef (2014), Janot e Verdeny (2005) Giacone (2015), Prisma; Tembe; Edmundo (1992) e Hopson (1996). Os dados coletados foram adaptados para uso escolar e divulgados nas oficinas de formação e vivência lúdica. Deste de 2011 o LAAB já ofertou mais de 40 oficinas de vivência lúdica, tendo atingindo mais de dois mil sujeitos educativos, como alunos de Licenciatura do Campus de Castanhal/UFPA, professores da Educação Básica, crianças da educação infantil e ensino fundamental e de comunidades quilombolas. Entre os produtos desta ação destaca-se a elaboração do e-book “Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural” lançado em maio de 2016 e disponibilizado gratuitamente no site do projeto LAAB. A avaliação das atividades evidencia a urgência de formação cultural para os atuais e futuros professores, bem como a capacitação para o uso de metodologias lúdicas. Palavras-chave: Educação, Ludicidade, relações étnico raciais.
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