Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Clara Andrezza Crisostomo Bezerra Costa (Autor) Emily Tawane Andrade da Silva (Autor) Danielle dos Santos Tavares Pereira (Orientador) Arlene Leao de Lima Duarte (Co-Orientador) |
Título |
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Palavras-Chave |
orientação, sexual, familiar; |
Resumo |
Embora a orientação sexual seja um dos temas transversais proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e faça parte do Currículo Escolar, ainda há muita polêmica quando se discute esta temática nas escolas. Diante desta realidade, abordamos nesta ação o tema sexo e sexualidade de forma clara e objetiva, visando assim auxiliar os estudantes a lidar com as alterações fisiológicas que acompanham a puberdade e a se preparar para uma vida sexual segura. Neste contexto, o objetivo desta ação foi orientar os alunos do ensino fundamental (entre 7 a 15 anos) da Escola Municipal Juvenal Lopes sobre a importância de respeitar o próprio corpo compreendendo a sexualidade como um aspecto positivo e natural da vida humana. A metodologia adotada envolveu atividades diversificadas, como aulas expositivas-dialogadas, oficina de desenho, oficina de pintura e debates. Após a abordagem sobre as diferenças anatômicas entre meninos e meninas; noções de higiene pessoal e o respeito com o corpo; as mudanças que acompanham a puberdade e sexualidade; realizamos uma atividade avaliativa construída na forma de palavras cruzadas constatamos que 15% dos alunos, ainda apresentavam dúvidas sobre os temas abordados. Sobre a atividade que visou conhecer o ambiente familiar dos alunos, 73,1%, apresentaram uma estrutura familiar constituída por pai e a mãe, 19,2% formada pela mãe, 3,85% pelo pai, 3,85% outro tipo de estrutura familiar. Quando caracterizamos a influência do gênero na escolha das profissões e constatamos que 100% optaram por profissões que estão de acordo com o gênero. Com base nos resultados obtidos nesta ação, verificamos que a metodologia abordada na orientação sexual das crianças e adolescentes possibilitou o diálogo aberto entre professores e alunos o que incentivou a discussão do tema sexo e sexualidade em sala de aula excluindo assim os pré-conceitos e tabus que inviabilizavam a abordagem do tema na educação inicial. |