Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Maria Gabriela Gomes de Oliveira (Autor)
Roberta Manoel Andrade (Autor)
Bruna Randi de Souza (Autor)
Juliana Cristina Sampaio Rigueira Ubaldo (Orientador)
Daniel Calbino Pinheiro (Co-Orientador)
Título
O ensino da matemática através de reforços educativos
Palavras-Chave
Reforço Matemática, Oficina, Olimpíadas
Resumo
O Projeto de Desenvolvimento Local de Envolvimento Comunitário (PLEC), atua desde 1993, no bairro Itapuã II, localizado ao entorno da UFSJ com o propósito de contribuir na assistência social beneficente a população carente, principalmente crianças e adolescentes da cidade de Sete Lagoas. Em parceria o Programa Social de Desenvolvimento local (PSDL), foi desenvolvido por docentes e discentes da UFSJ com o objetivo de oferecer oficinas educativas e de lazer para crianças e adolescentes beneficiários do projeto. A oficina de matemática foi criada por discentes voluntários do programa com o objetivo de contribuir na execução das tarefas escolares, bem como oferecer aulas de reforço para as crianças com dificuldades no aprendizado. A mesma acontece semanalmente, nas dependências do PLEC, durante o período de uma hora. Frequentemente são aplicados testes, com ênfase nas quatro operações matemáticas, para avaliar a eficiência da metodologia adotada pelos voluntários e o nível de desempenho dos alunos. A partir do segundo semestre de 2015, têm sido realizadas olimpíadas de matemática, ao final de cada período. Primeiramente, as crianças são divididas em grupo de cinco e os dois grupos vencedores são premiado com livros e jogos educativos. Nas primeiras avaliações os testes aplicados mostraram resultados não satisfatórios, mas com o aprimoramento das metodologias as crianças passaram a se interessarem mais pelas atividades de ensino da matemática, tendo assim um retorno significativo. O maior interesse pela matemática, seguido pelo melhor rendimento nos testes e nas olimpíadas, comprovaram o êxito da oficina. Para os voluntários acompanhar o progresso das crianças no aprendizado da matemática é uma recompensa do trabalho exercido.
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