Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Karen Rodrigues Oliveira da Conceição (Autor)
Kelly de Freitas Maro (Autor)
Maria Clara Coutinho (Autor)
Christiano Vieira Pires (Orientador)
Título
A Ciência e tecnologia de alimentos como alternativa para a otimização do ensino de química na escola pública de Sete Lagoas
Palavras-Chave
ensino/aprendizagem - alimentos - química
Resumo
Sabendo-se que a química está presente na Ciência e Tecnologia de Alimentos em diversas etapas de produção e processamento, pode-se utilizar conceitos e aplicações dessa área para otimizar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Atualmente, os processos de ensino de química ficam comprometidos, pois os estudantes muitas vezes não conseguem visualizar na pratica seus níveis de aplicação social, científico e tecnológico. Assim sendo, as escolas muitas vezes não atingem o escopo de gerar cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Esse processo ainda é dificultado pela escassez de materiais didáticos que poderiam tornar a Química uma ciência bem mais acessível, plausível e prazerosa. Sendo assim este trabalho objetivou a aplicação de cursos teóricos e práticos na área de Química com abordagem em Ciência e Tecnologia de Alimentos para alunos de uma Escola Pública de Ensino Médio do Município de Sete Lagoas-MG. Foi elaborado um material didático com linguagem acessiva, capaz de promover a visualização da química no contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em seguida foram realizadas aulas teóricas e práticas com os alunos do terceiro ano do ensino médio, da referida. Essas atividades ocorreram conforme organização pedagógica da escola, em parceria com um professor da escola pública e professores e alunos da UFSJ. Para cada tópico foi elaborado um roteiro com fundamentação teórica seguido de experimento prático o qual foi disponibilizado aos alunos. Nas práticas assuntos de Ciência e Tecnologia de Alimentos foram abordados com foca na aplicação da química. Como resultados pode-se perceber que as atividades foram de grande relevância e impacto técnico-científico para os estudantes da escola pública, pois facilitou a aprendizagem e fixação de conhecimento da química e a formação do saber científico.
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