Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria |
AUTORES:
Valéria de Mattos dos Santos Camargo (Autor) Jéssica Patrícia Oliveira de Mattos (Co-Autor) Andressa Sanches de Avila (Co-Autor) Tânea Maria Bisignin Garlet (Orientador) Sonia Machado Guttler (Co-Autor) Monik Compagnoni Martins (Co-Autor) Kelly Bondani (Co-Autor) Èchelem Freitas Machado (Co-Autor) Daniel Ângelo Sganzerla Graichen (Orientador) |
Título |
Ornamentação como educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha em Palmeira das Missões – RS |
Palavras-Chave |
Reciclagem, pneus, espaços educativos. |
Resumo |
O cuidado com a natureza deveria estar incutido em cada indivíduo, porém, no cotidiano percebe-se que isso não ocorre, a população produz grandes quantidades de lixo e consome excessivamente os recursos naturais. A reutilização de materiais tem alcançado vários setores da sociedade, dentre os resíduos produzidos, os pneus podem ser utilizados em programas educativos que visem a redução de resíduos. A implantação de um jardim escolar, utilizando materiais inservíveis, incentiva as crianças a terem um maior contato com a natureza e, com isso, demonstra a necessidade de preservar o meio ambiente. Partindo desta concepção, desenvolveu-se um jardim na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha, Palmeira das Missões – RS, com o apoio do grupo de bolsistas da CAPES pelo PIBID Biologia da UFSM – Campus Palmeira das Missões – RS. O projeto teve início em agosto de 2015 com a definição dos locais que seriam ornamentados, sendo estes, o hall de entrada e a lateral externa da escola. Inicialmente ocorreram palestras, as quais abordaram a importância da ornamentação e da reutilização de materiais que podem agredir o meio ambiente. Em seguida, arrecadaram-se materiais para ornamentação, tais como pneus, pedras, terra e flores. Realizou-se a pintura dos pneus e a transformação de alguns em vasos com diferentes formatos (flor, xícara e personagem animado). Posteriormente, projetou-se o design da construção do jardim na lateral externa e a disposição de alguns pneus no hall de entrada. Em novembro de 2015, ocorreu a finalização da ornamentação, visto que, a mesma necessita de constante manutenção. Este projeto serviu para sensibilizar sobre a preservação ambiental, ocorrendo assim, a redução do lixo produzido na escola, ademais, tornou o âmbito escolar mais agradável e harmonioso. Possibilitando aos educandos desenvolver a cultura ambiental e uma postura crítica, para que assim, possam se tornar protagonistas em ações de cuidado e conservação. |