Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Renata Barbosa Giani (Autor)
Carla Helrigle (Co-Orientador)
Luciano Fernandes Silva (Co-Autor)
Guilherme Rezende Ramos (Co-Autor)
Paulo Fernando Zaiden Rezende (Co-Autor)
Cassio Aparecido Pereira Fontana (Orientador)
Título
COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS PRÁTICOS EM ANATOMIA
Palavras-Chave
Educação, Conhecimento, Anatomia
Resumo
O Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, é composto pelo Laboratório de Anatomia Veterinária, Humana e comparada e por um Museu do cerrado. Para o projeto são utilizadas peças que compõem o acervo em aulas e de exposição do museu. O convite para visita é feito através de folder enviado por e-mail, na busca de alunos entre 6º e 9º ano do ensino fundamental e 1º a 3º ano do ensino médio e EJA, de 43 escolas, de 9 cidades da região. A visita é agendada por telefone, marcado o horário os integrantes do projeto recebem os alunos nas mediações do laboratório onde ocorre a visita. Ao fim os visitantes respondem um questionário que visa entender através de relato a contribuição da visita para compreensão das disciplinas de ciência e biologia, vistas na maioria das vezes, apenas de forma teórica. O questionário ajuda a avaliar e buscar métodos de melhorar a visita do aluno ao laboratório através de dicas e sugestões. No ano de 2015 foram atendidas quatro escolas, totalizando 173 alunos de ambos os sexos, com idade de 12 a 14 anos, cursando o 7º e 8º ano. Com os dados obtidos, observamos que para 60% dos alunos a visita veio esclarecer dúvidas pessoais sobre os conteúdos administrados nas suas respectivas escolas. Podemos também observar um breve cenário atual sobre conteúdos práticos nas escolas, onde no total de alunos 91,9% jamais tinham visitado laboratórios de anatomia. Na tentativa de reduzir as falhas no ensino parcerias como essa é imprescindível. No entanto, o acesso à educação e uma educação de qualidade apresentam-se distantes, pois a busca por um ensino de qualidade é uma árdua batalha que deve ser travada em várias frentes. Trabalhos como esse mostram a importância da universidade socializar o seu espaço para garantir uma melhor qualidade na educação tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior, sabendo que um aluno que chega melhor preparado tem maior facilidade em concluir a graduação.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros