Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Fundação Estadual do Norte Fluminense

AUTORES: Erivan da Silva Dantas Filho (Autor)
Lívia Araújo Sam-Sin (Co-Autor)
Marta Maria González (Co-Autor)
Título
Dados culturais e sua aplicação na educação patrimonial: abordagem em Campos dos Goytacazes
Palavras-Chave
Indicadores de cultura, patrimônio cultural, educação patrimonial.
Resumo
Este trabalho tem como eixo temático o estudo e análise dos indicadores e dados culturais entendendo sua aplicação junto à educação patrimonial. Desde 2004, tem sido desenvolvidos estudos em programas de Iniciação Científica e Extensão, a partir da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural do LEEA-UENF . Este estudos buscam dar conta de diferentes aspectos relativos à diversidade cultural no município de Campos dos Goytacazes entendendo, que o uso dos indicadores culturais é hoje um campo em ascensão no que diz respeito às políticas e estudos ligados à cultura. O interesse por dados culturais pela Officina e seu uso na Educação Patrimonial, parte da necessidade de um melhor entendimento da realidade cultural local, relativa à cidade de Campos dos Goytacazes, e da compreensão de cultura por seus habitantes. O ato de estudar e analisar os aspectos culturais, parte do pressuposto de um entendimento do próprio homem, se considerarmos a cultura, como construtora de uma identidade e memória na sociedade. Neste temos o objetivo de apresentar uma síntese dos resultados relativos às pesquisas realizadas em 2015 e 2016 e aplicação destes nos minicursos de Educação Patrimonial realizados pelo grupo de estudos já mencionado.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros