Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Cultura Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Arlindo da Silva Cardoso (Autor) Daniel Cavalcante da Silva (Autor) Eliza Magna de Souza Barbosa (Orientador) Bianca Vanderlei de Melo Oliveira (Autor) Lucas Cardoso Ramos (Autor) |
Título |
INTERVENÇÕES URBANAS COMO PRÁTICA SOCIAL: A Apropriação do Espaço Urbano de Maceió Através da Arte |
Palavras-Chave |
Intervenções Urbanas. Práticas Artísticas. Sociedade. |
Resumo |
A intervenção urbana (IU), além de uma expressão artística da contemporaneidade, possui um caráter social na atuação do indivíduo com o meio em que vive. Uma das expressões artísticas mais vibrantes, a IU possui uma profusão de possibilidades muito grande por meio das artes visuais, do teatro, da dança, da arquitetura, entre outras áreas que fomentam a criação dos trabalhos. O Curso de IU teve como objetivo promover as relações sociais, principalmente entre a comunidade interna e externa ao Ifal, e a utilização das intervenções urbanas na formação do pensamento crítico e argumentativo, bem como da expressão artística e cultural dos 60 participantes. A metodologia do curso se consubstanciou em: Teoria e História da Arte; Estudos de Comunicação e Plástica e; Planejamento e Prática de IU. Além disso foram realizadas palestras, visitas técnicas em exposições de arte e rodas de conversas com artistas locais. Com isso, buscou-se orientar os participantes na comunicação com a sociedade, apropriando-se do espaço urbano através da arte, atribuindo às ações: questões políticas, filosóficas e de assunto coletivo. Obteve-se como resultado práticas artísticas que interviram nos principais locais da cidade, buscando discutir os variados aspectos que a cerca; além dos resultados midiáticos, repercutindo em redes sociais, blogs, jornais e revistas. Dessa forma, intervir no cotidiano dos espaços urbanos fazendo uso de práticas artísticas é instigar opiniões e fazer pensar através de momentos subjetivos ímpares e individuais, especialmente através do olhar. |