Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Tânia Ferraz de Sousa Mariano (Autor)
Marcos Henrique Silva Toledo (Co-Autor)
Franciele Mendes Dos Santos Ferreira (Co-Autor)
Liliane Sousa Silva (Orientador)
Título
Praticas de anatomia cardiovascular com alunos do ensino médio e EJA
Palavras-Chave
Anatomia do coração, extensão universitária, aulas praticas, ensino de biologia.
Resumo
O sistema circulatório composto pelo coração, artérias, veias e capilares tem como função básica o movimento do sangue por toda a extensão do corpo oxigenando e nutrindo os demais tecidos e órgãos e delas retirando produtos residuais do metabolismo celular. O objetivo deste é divulgar a anatomia fora da universidade, trabalhá-la de forma motivante, interativa e reflexiva, enriquecendo o currículo dos alunos do Ensino Médio (EM) e ampliando a compreensão das partes que compõem o coração e a circulação. Este expõe resultados de um Projeto de Extensão aprovado pela Pró Reitoria de Extensão (nº 2015PRE0150001) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Itapuranga, realizado em 02 Colégios Públicos, sendo um com turmas regulares nos três turnos e em um Colégio com programa Educação Jovens e Adultos (EJA) no turno noturno, no município de Itapuranga-GO. Foi utilizado como modelo do sistema circulatório para as aulas práticas corações bovinos. Participaram da aula prática aproximadamente 300 alunos do EM. As maiorias demonstraram bastante interesse em entender como funcionava o coração e as partes que o compunham. Muitos faziam perguntas relacionadas a patologias como hipertensão, AVC e infarto. Vimos que é essencial a visualização de sistemas anatômicos para consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, e que na maioria das escolas/colégios são trabalhadas somente aulas teóricas, tendo como único recurso didático o livro de biologia. Portanto, o projeto oferece aos acadêmicos de biologia uma melhor capacitação profissional e melhora o ensino-aprendizagem que potencializa o desenvolvimento pessoal e profissional. Para os alunos do EM essas atividades desperta um conhecimento básico da real constituição do sistema circulatório. Essa atividade extensionista capacita tanto os discentes de biologia quanto os alunos do EM, integrando a universidade com a sociedade, cumprindo assim o seu papel social.
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