Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
José Antônio Chehuen Neto (Orientador) Laís Araujo Machado (Autor) George Rommel Muylaert de Azevedo Quaresma (Co-Autor) Guilherme Vaz de Melo Mota (Co-Autor) Nathalia Rosa Machado (Co-Autor) |
Título |
APRENDENDO A SUTURAR: COMPLEMENTANDO O ENSINO E A ASSISTÊNCIA MÉDICA POR MEIO DE VÍDEOAULAS |
Palavras-Chave |
Técnicas cirúrgicas, vídeoaula e suturas |
Resumo |
Introdução As atividades docentes e discentes na graduação médica podem ser facilitadas quando há material didático moderno e disponível, permitindo o estudo através de fontes atuais e confiáveis. Notamos o grande interesse de professores e estudantes na busca de vídeos referentes a técnicas cirúrgicas, mas percebemos que são incompletos e pouco disponíveis, com deficiências didáticas. Objetivo Fornecer material de ensino a profissionais e estudantes da área de saúde por meio de vídeoaulas, abordando de forma lógica e sequencial diversos tipos de suturas cirúrgicas. Material e Metodologia Construímos modelos utilizando a espuma de Etil Vinil Acetato (EVA), nos quais realizamos 21 tipos diferentes de suturas: 1) Semi nó em “4”; 2) Semi nó em “L”; 3) Nó do cirurgião; 4) Nó com porta agulhas; 5) Ponto Simples; 6) Ponto Donati; 7) Ponto falso Donati; 8) Ponto em “X”; 9) Ponto variação do “X”; 10) Ponto em “U”; 11) Ponto variação do “U”; 12) Sutura Jaquetão; 13) Sutura Smith Jones; 14) Sutura Longe Longe, Perto, Perto; 15) Chuleio Simples; 16) Chuleio Festonado; 17) Barra Grega; 18) Connel Mayo; 19) Cushing; 20) Schmieden; 21) Ponto Intradérmico. Cada um dos temas foi inicialmente estudado, as suturas foram filmadas por três câmeras com ângulos diferentes e os vídeos editados. Resultados e Discussões Produzimos 63 vídeoaulas disponibilizando cerca de 2 h de material após a edição final. Esse amplo material de qualidade está anexado ao Livro FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA TÉCNICA CIRÚRGICA, lançado pela Editora CRV de Curitiba em 2016. Conclusão Estamos certos que o projeto ultrapassou seu objetivo, ao construirmos uma ferramenta de ensino e consulta a todos os profissionais e estudantes da área de saúde do país e do exterior. A divulgação e disponibilização é feita pelo site www.ufjf.br/metodologia. |