Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Fabiana Cristina de Oliveira Souza (Autor)
Sendy Machado Costa (Autor)
Edson Fialho de Rezende (Autor)
Título
Taxidermia e Educação: A inclusão de uma temática transformadora para a preservação da biodiversidade
Palavras-Chave
Taxidermia. Ensino. Meio ambiente
Resumo
O trabalho aborda as ações elaboradas pelos bolsistas do projeto de extensão intitulado Taxidermia: Preservação, Educação e Prática, desenvolvidas no Laboratório de Conservação e Restauração do Departamento de Museologia (DEMUL) em parceria com o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (MCT/EM/UFOP). Com três eixos condutores, o projeto tem como finalidade a integridade do acervo por meio de intervenções de preservação e conservação, pesquisas e ações educativas. Com base nos processo museológico, expressado na articulação entre a preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio, o projeto tem como objetivo primordial a ampla garantia de preservação da coleção científica e a criação de possibilidades de ressignificações e reinterpretações deste acervo pela instituição museológica para o público usuário, buscando assim, contribuir com a promoção e a transformação social. O trabalho aplica metodologias inovadoras que relacionam o homem, o meio e os animais utilizando a técnica de Taxidermia. Prática utilizada para a conservação, a preservação e a disseminação de conhecimento da fauna em geral, uma vez que todos os animais taxidermizados contribuem para inclusão da educação ambiental no ensino por proporcionar uma visão de alcance do passado no presente. Com isso, pretende-se impactar o público alvo mostrando a causa e consequência de todo o desequilíbrio ecológico gerado pela ação antrópica. Por todas as potencialidades que a coleção comporta, são de extrema relevância a reinserção em ações educativas que propiciem sua salvaguarda e apropriação pela comunidade acadêmica, local, visitantes do museu e, especialmente, pelos os alunos da rede pública, pertencente ao município de Ouro Preto e região. De maneira que, esta prática possa ser absorvida pela sociedade e configurar-se como herança, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente.
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