Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Londrina

AUTORES: Gilmar Aparecido Altran (Autor)
Título
O Legado de Paulo Freire: contribuições para a formação continuada professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Palavras-Chave
Paulo Freire. Educação de Jovens e Adultos. Filosofia e Educação.
Resumo
O Projeto de Extensão " O Legado de Paulo Freire: contribuições para a formação continuada professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA)" constituiu um grupo de estudos envolvendo a participação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas das Redes Municipal e Estadual de Educação de Londrina-PR e estudantes do Curso de Pedagogia da UEL como o propósito de refletir sobre temáticas, concepções e problemas concernentes ao pensamento de Paulo Freire e sua contribuição para a prática educativa desses professores a serem observados a partir do enfoque filosófico. Após pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros e textos do autor em tela, conforme o interesse dos envolvidos, cujo objetivo reside na busca pelas temáticas que evidenciam o veio filosófico da obra freiriana e sua relação com a prática educativa desses profissionais. Entende-se que tal veio constitui-se integrante do debate em torno da filosofia e educação no Brasil. As atividades desse grupo compreendem leituras e discussão dos livros/textos escolhidos em encontros quinzenais. Considerando a aprovação do projeto em tela por 36 meses, compõe sua proposta a realização de encontros anuais abertos às comunidades interna e externa, onde serão aprofundadas tais temáticas, concepções e problemas pelos próprios participantes. Acima de tudo, quer ser um espaço de formação continuada entre a universidade e as escolas públicas, na perspectiva proposta pelo próprio Freire: uma educação pautada pelo diálogo. Por isso, pensada para um grupo menor com até 15 professores. Espera-se que ao final, tal experiência tenha permitido aos seus integrantes o conhecimento do pensamento freiriano, suas contribuições para pensar um processo educativo diferenciado e, ainda, o fortalecimento do debate filosófico no campo educativo. Por fim, o estreitamento das relações acadêmicas entre a Universidade e a comunidade.
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