Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás |
AUTORES:
Artur Monteiro de Souza (Autor) Daniel Cordeiro da Silva Filho (Autor) Oswaldo Certain Simas de Paula (Autor) Renata Mazaro Costa (Orientador) Samuel César Machado (Autor) |
Título |
Presença do licenciando na classe hospitalar |
Palavras-Chave |
Estagiários, Classe hospitalar, Educação Hospitalar |
Resumo |
RESUMO (POSTER - CBEU) Por meio dos projetos PROEXT 2014 e 2015 houve a parceria com a Secretaria da Educação, Esporte e Culturado Estado de Goiás (SEDUCE), a qual permitiu a inclusão de bolsistas,estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas,junto ao Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar(NAEH), para exercerem atividades durante as classes hospitalares e nosAtendimentos Educacionais Especializados (AEE). O trabalho teve como objetivo avaliar a presença dos bolsistas nas classes hospitalares, destacando as cooperações qualitativa e quantitativa, e a evolução pessoal ao longo do projeto. Para tanto, foram aplicadosquestionários direcionados aos professores e cuidadores de alunos atendidos pelos bolsistas. O instrumentopossuía questões fechadas e abertas sobre a presença dos bolsistasna classe hospitalar e nos AEE. Entre 31/08 a 14/09 de 2015, os questionários foram aplicados no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo e no Hospital Araújo Jorge, totalizando 5 questionários para professores e 37 para cuidadores. Com base nas respostas apresentadas nos relatos, observa-se que existe grande aceitação da presença dos bolsistas nas classes hospitalares. Seguem-se algumas transcrições: Cuidador 1: "Um excelente profissional, e como pessoa também, muito dedicado. Faz a diferença...". Cuidador 2: “Ele falou que gosta do aluno que está trabalhando com ele, essa é a 1º vez que tem um aluno na classe dele". Professor(a) 1: “Podem colocar mais colaboradores, para que mais crianças tenham mais este estímulo" Ao analisar os depoimentos escritos, estima-se a relevância da participação dos bolsistas de Ciências Biológicas nas atividades desenvolvidas na classe hospitalar. APOIO: EDITAIS PROEXT 2014, 2015; MEC-SESU PET |