Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: Artur Monteiro de Souza (Autor)
Daniel Cordeiro da Silva Filho (Autor)
Oswaldo Certain Simas de Paula (Autor)
Renata Mazaro Costa (Orientador)
Samuel César Machado (Autor)
Título
Presença do licenciando na classe hospitalar
Palavras-Chave
Estagiários, Classe hospitalar, Educação Hospitalar
Resumo
RESUMO (POSTER - CBEU) Por meio dos projetos PROEXT 2014 e 2015 houve a parceria com a Secretaria da Educação, Esporte e Culturado Estado de Goiás (SEDUCE), a qual permitiu a inclusão de bolsistas,estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas,junto ao Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar(NAEH), para exercerem atividades durante as classes hospitalares e nosAtendimentos Educacionais Especializados (AEE). O trabalho teve como objetivo avaliar a presença dos bolsistas nas classes hospitalares, destacando as cooperações qualitativa e quantitativa, e a evolução pessoal ao longo do projeto. Para tanto, foram aplicadosquestionários direcionados aos professores e cuidadores de alunos atendidos pelos bolsistas. O instrumentopossuía questões fechadas e abertas sobre a presença dos bolsistasna classe hospitalar e nos AEE. Entre 31/08 a 14/09 de 2015, os questionários foram aplicados no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo e no Hospital Araújo Jorge, totalizando 5 questionários para professores e 37 para cuidadores. Com base nas respostas apresentadas nos relatos, observa-se que existe grande aceitação da presença dos bolsistas nas classes hospitalares. Seguem-se algumas transcrições: Cuidador 1: "Um excelente profissional, e como pessoa também, muito dedicado. Faz a diferença...". Cuidador 2: “Ele falou que gosta do aluno que está trabalhando com ele, essa é a 1º vez que tem um aluno na classe dele". Professor(a) 1: “Podem colocar mais colaboradores, para que mais crianças tenham mais este estímulo" Ao analisar os depoimentos escritos, estima-se a relevância da participação dos bolsistas de Ciências Biológicas nas atividades desenvolvidas na classe hospitalar. APOIO: EDITAIS PROEXT 2014, 2015; MEC-SESU PET
Voltar Visualizar PDF

Parceiros